Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Sistema de abastecimento de água na zona rural de Casa Nova já tem mais de 75% de execução
conteúdo

Notícias

Sistema de abastecimento de água na zona rural de Casa Nova já tem mais de 75% de execução

Em franca implantação, com as obras avançadas em 75%, o sistema de abastecimento que irá levar água para cerca de 3,5 mil moradores de Casa Nova, norte baiano, região semiárida, foi vistoriado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, junto com o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Eduardo Motta, e equipe técnica da Companhia.
publicado: 29/09/2014 10h47, última modificação: 01/11/2022 14h31

Em franca implantação, com as obras avançadas em 75%, o sistema de abastecimento que irá levar água para cerca de 3,5 mil moradores de Casa Nova, norte baiano, região semiárida, foi vistoriado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, junto com o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Eduardo Motta, e equipe técnica da Companhia.

O sistema, um investimento do governo federal da ordem de R$ 17,2 milhões, comporta três subsistemas e será capaz de alcançar 27 comunidades rurais difusas. A captação será feita a partir da barragem Sobradinho e a água será conduzida às torneiras de famílias que hoje ainda têm acesso precário.

“Esta é mais uma grande obra de infraestrutura hídrica com recursos do governo federal em execução pela Codevasf para resolver em definitivo o problema de falta d'água da população da zona rural situada na calha do São Francisco”, afirma o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

Eduardo Motta informou que a visita teve o objetivo de verificar a forma como está sendo conduzida a obra e as adaptações necessárias para que o sistema possa ser implantado com a maior qualidade possível. “Principalmente de acordo com o recuo do lago de Sobradinho que está tendo um volume de água represado negativo por conta da escassez hídrica. Estamos verificando o detalhamento da captação, das elevatórias e da parte da estação de tratamento de água”, explicou.

O subsistema de Luís Nunes levará água para 270 pessoas e, além da captação flutuante, possui adução por recalque e estação de tratamento compacta sob pressão. Já o subsistema de Lagoado propiciará acesso à água nas torneiras para 569 pessoas, e contém adução de água bruta, estação de tratamento compacta e 11 reservatórios. O subsistema de Serra Branca, por seu turno, levará água para 2.657 pessoas. Além da captação, adução de água bruta, e estação de tratamento, este terá 16 reservatórios. Todos três subsistemas possuem conjuntos de motor-bomba e redes de distribuição.

Moradores fazem planos


O agricultor Manoel Messias Nascimento, que mora na localidade de Luis Nunes, uma das contempladas no projeto de abastecimento de água, aguarda a conclusão dos trabalhos com esperança. “Na minha localidade são 50 famílias que só recebem água de carro-pipa; mas agora, quando a água chegar em nossas casas, nossa vida vai melhorar cem por cento, porque água é vida, e nós precisamos dela pra viver”, disse.

Pedro Celestino Correia, morador da localidade de Algodão, com seis pessoas em uma casa abastecida por carro-pipa, pratica a agricultura de subsistência e já começou a contar os dias para ter água em sua propriedade. “Vai melhorar muito, e vamos usar essa água pra beber e para labutar, afirmou.

Angelita de Araújo, moradora da localidade de Entroncamento II, também espera ansiosa pela chegada da água encanada. “Lá o abastecimento é feito por carro-pipa, que leva água para a cisterna. Nós temos um poço, mas é de água salobra, que damos para os animas”, descreve. “Com a água em casa, nossa vida vai melhorar e muito”, disse.

Para o criador Misael da Silva Nascimento, que tem em sua propriedade rebanhos de caprinos, ovinos e algumas reses, “vai ficar melhor para nós e para os animais”, diz. Ele já faz planos: “Estou pensando até em fazer uma hortinha, pra melhorar nossa renda”. Misael vive com os pais e os dois irmãos em uma pequena fazenda na localidade de Serra Branca.

Veja fotografias no Flickr da Codevasf

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157647755312737/