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Seminário em Salvador debaterá estratégias para corredor multimodal de transportes do São Francisco

As estratégias mais adequadas para viabilizar o desenvolvimento de um corredor de transporte integrado na região da Bacia Hidrográfica do São Francisco serão debatidas nesta quarta-feira (9) e também na quinta e sexta (10 e 11) em Salvador, no Workshop Estratégico do Corredor Multimodal do rio São Francisco.
publicado: 08/04/2014 12h23, última modificação: 01/11/2022 14h31

As estratégias mais adequadas para viabilizar o desenvolvimento de um corredor de transporte integrado na região da Bacia Hidrográfica do São Francisco serão debatidas nesta quarta-feira (9) e também na quinta e sexta (10 e 11) em Salvador, no Workshop Estratégico do Corredor Multimodal do rio São Francisco.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, fará a abertura do evento, às 8h30, ao lado de representantes dos ministérios dos Transportes e da Integração Nacional, do Governo do Estado da Bahia, do DNIT, da Antaq, e do coordenador-geral de operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria.

O evento dará seguimento aos debates realizados na última segunda-feira (7), em Petrolina (PE), durante o Workshop Socioambiental, e tem como objetivo fornecer subsídios para a construção de um plano de ação visando ao desenvolvimento do Corredor Multimodal do rio São Francisco.

Visando a ampliar a competitividade, o dinamismo e a sustentabilidade da economia brasileira, o governo federal assumiu o compromisso de ampliar a participação das hidrovias na matriz de transportes do Brasil. Além de reduzir os custos logísticos e de transportes associados à circulação de mercadorias e de pessoas, as hidrovias atraem novos empreendimentos e investimentos, estimulam o uso sustentável dos recursos hídricos e contribuem para a redução das disparidades regionais.

Desta forma, em alinhamento colaborativo com as políticas e planos do governo federal na área de desenvolvimento regional e de transportes, o Corredor Multimodal do rio São Francisco integrará os diversos meios de transporte da região (hidroviário, ferroviário e rodoviário), ancorado na importância histórica do rio São Francisco como elemento de integração macrorregional e dinamismo econômico.

O trecho do rio que vai de Pirapora (MG) a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), de aproximadamente 1.300 km potencialmente navegáveis para fins comerciais e de lazer, dentre outros, é um eixo de grande atividade econômica e deverá crescer com o desenvolvimento do Corredor, atingindo 339 municípios em sua área de influência direta.

Propõe-se alcançar três grandes objetivos com o Corredor Multimodal. Um deles é ampliar o desenvolvimento socioeconômico e a integração regional da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Um segundo objetivo é transformar a matriz de transportes, tornando-a mais sustentável – menos poluente e com menor consumo de energia e de combustíveis fósseis.

Entre os objetivos está ainda o de aprimorar a competitividade logística e de transporte na área de influência do Corredor Multimodal do rio São Francisco, por meio da otimização de seu potencial hidroviário, ferroviário e rodoviário, e da articulação e integração dessas vias.

Aumento de competitividade

A região Oeste da Bahia atualmente representa um dos maiores polos de atividade econômica do estado devido ao forte crescimento da produção agrícola nos últimos quinze anos, que se concentrou principalmente na cultura da soja, do algodão e do milho. Na região, os custos de transporte representam 60% do custo dos produtos. Na rota entre o Oeste da Bahia e João Pessoa (PB), por exemplo, a estimativa é de que o frete para o milho poderia ser reduzido de R$ 200,00 para R$ 170,00 por tonelada com a utilização do Corredor Multimodal do Rio São Francisco.

O custo dos trechos rodoviários ainda representariam cerca de 74% do frete total, considerando-se os 1.200 quilômetros de estrada e 600 quilômetros de hidrovia. Mesmo assim, em termos de preço para o consumidor, estima-se que, em média, a proporção do custo logístico no preço final do produto poderia ser reduzido de 38% para 34%. O ganho projetado é de R$ 1,8 milhões para cada 100 mil toneladas transportadas no corredor do rio São Francisco, em comparação com o modal rodoviário. A redução de custos logísticos pode ser ainda mais significativa com a manutenção contínua da navegação no rio desde Pirapora (MG) até Petrolina (PE), com novas conexões ferroviárias e com ganhos de escala.

Serviço

Workshop Estratégico
Corredor Multimodal do Rio São Francisco
Dias 9, 10 e 11 de abril de 2014
Local: Mercure Salvador Rio Vermelho Hotel – Salvador, Bahia

Veja foto no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/13718376023/

Ouça a notícia da Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2014/07-seminario-em-salvador-debatera-estrategias-para-corredor-multimodal-de-transportes-do-sao-francisco.mp3