Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Seminário de apicultura no Norte de Minas debaterá potencial econômico do mel de aroeira
conteúdo

Notícias

Seminário de apicultura no Norte de Minas debaterá potencial econômico do mel de aroeira

O potencial econômico do mel de melato de aroeira, um típico produto da mata seca do Norte de Minas Gerais, será o principal tema do 11º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e outras instituições promovem no próximo dia 16 no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, a partir das 8h00.
publicado: 13/10/2014 17h27, última modificação: 01/11/2022 14h31

O potencial econômico do mel de melato de aroeira, um típico produto da mata seca do Norte de Minas Gerais, será o principal tema do 11º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e outras instituições promovem no próximo dia 16 no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, a partir das  8h00.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas antecipadamente pelo telefone (38) 2104.7832 ou pessoalmente no local do evento.

Segundo Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, espera-se um público de mais de 400 participantes, entre  apicultores, produtores rurais, fornecedores de equipamentos, estudantes, técnicos da área agrícola, agentes financeiros e dirigentes de entidades públicas e privadas.

Hoje, de acordo com Rodrigues, existem no Norte de Minas aproximadamente 700 famílias de pequenos produtores rurais que exploram a atividade apícola e produzem anualmente mais de 600 toneladas de mel. Toda essa produção rende aos apicultores cerca de R$ 5 milhões.

Constam da programação desse encontro as seguintes palestras: Produção, qualidade e mercado do pólen apícola; Regularização da produção orgânica de mel; Indicação geográfica do mel de melato “Honeydew-Mata Seca”, produzido por abelhas apis mellifera no Norte de Minas Gerais; Papel dos meliponídeos nos ecossistemas; Normas técnicas para estabelecimentos rurais de pequeno porte elaboradores de produtos de origem animal e Gestão e inovação para seu apiário ser competitivo.

Ao lado da Codevasf, participam do seminário Emater/MG, Agro/NM, Senar/MG, Federação Mineira de Apicultura, Fetaemg, Unimontes e outras entidades públicas e privadas.

Veja fotografias ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157632917357144