Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Propostas para revitalização de bacias marcam Dia Mundial da Água na Codevasf
conteúdo

Notícias

Propostas para revitalização de bacias marcam Dia Mundial da Água na Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marcou a passagem do Dia Mundial da Água – celebrado em 22 de março pela ONU – com uma reunião em que empregados de toda a empresa, em sistema de videoconferência, participaram da apresentação de cinco publicações por meio das quais a Companhia pretende continuar a dar sua contribuição para a preservação e a revitalização de recursos hídricos nas bacias hidrográficas de sua área de atuação. O evento foi prestigiado pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.
publicado: 24/03/2015 17h25, última modificação: 01/11/2022 14h32

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marcou a passagem do Dia Mundial da Água – celebrado em 22 de março pela ONU – com uma reunião em que empregados de toda a empresa, em sistema de videoconferência, participaram da apresentação de cinco publicações por meio das quais a Companhia pretende continuar a dar sua contribuição para a preservação e a revitalização de recursos hídricos nas bacias hidrográficas de sua área de atuação. O evento foi prestigiado pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

“A Codevasf vem fazendo um excelente trabalho de revitalização em sua área de atuação, particularmente na calha do rio São Francisco. A água não é um bem inesgotável. Temos visto problemas de escassez hídrica em bacias de diferentes partes do país e a Companhia tem envidado esforços para proteger aquelas situadas nas regiões em que atua”, afirmou no encontro o diretor José Solón de Oliveira Braga Filho, presidente em exercício da empresa.

Um dos documentos apresentados pela Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas (AR) da Codevasf durante o encontro foi o Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia do Rio São Francisco – ou Plano Nascente. O plano possui propostas de atuação da Codevasf em ações de revitalização da bacia do São Francisco, voltadas para o aumento da disponibilidade de recursos hídricos. O foco das ações é a preservação e a recuperação ambiental de nascentes e de suas áreas de recarga hídrica. A meta é recuperar dez mil nascentes em um espaço de quatro anos.

“O Plano Nascente é resultado de uma experiência de dez anos da Codevasf em ações de revitalização de bacias hidrográficas. Da meta de recuperação de dez mil nascentes, mil já foram alcançadas e há recursos empenhados para intervenções em outras mil. A Companhia realiza um trabalho técnico amplo, robusto e de qualidade. A experiência da instituição está entre as de maior relevo no país”, avaliou o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Eduardo Motta.

Na ocasião foram apresentados ainda os seguintes documentos elaborados pela Companhia: Manual de Esgotamento Sanitário, Relatório da Oficina de Revitalização 2014, Catálogo de Produção Científica apoiada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (1980 – 2013) e Relatório do Censo Aquícola do Reservatório de Três Marias (MG) – 2013.

O ministro da Integração Nacional participou da cerimônia de abertura do evento e ressaltou a necessidade de que haja reflexão e ações voltadas à proteção e ao uso racional da água. “A escassez hídrica tem mostrado a importante necessidade de que reflitamos sobre o que estamos fazendo e sobre a maneira com que vamos construir as soluções. Parabenizo a iniciativa da Codevasf de abrir cada vez mais essa discussão numa empresa que tem fundamental importância no debate do assunto”, disse Occhi.

A apresentação dos documentos editados pela Codevasf foi realizada por gestores e analistas da Companhia a empregados das oito superintendências regionais da empresa. Além do ministro Gilberto Occhi e do presidente em exercício da empresa, José Solón de Oliveira Braga Filho, participaram da abertura do evento diretores da Companhia e os secretários nacionais de Desenvolvimento Regional, Irani Braga Ramos, e Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia.

Os outros documentos

O Manual de Esgotamento Sanitário informa a sociedade sobre o processo de implantação de obras e serviços de esgotamento sanitário e apresenta um método de organização e empoderamento social por meio da formação de comitês. O manual também serve de guia para ações de educação ambiental e comunicação social, que são obrigações assumidas pela Codevasf no âmbito de processos de licenciamento ambiental para suas obras de esgotamento. O documento foi desenvolvido pela diretoria da Área de Revitalização da Codevasf e por suas gerências e unidades, em parceria com gerências e unidades das superintendências regionais. O documento se destina à população em geral, em especial a prefeituras, câmaras de vereadores, lideranças locais, representantes do Ministério Público e concessionárias de saneamento municipais e estaduais.

O Relatório da Oficina de Revitalização 2014 é fruto das discussões realizadas por técnicos da Área de Revitalização e de todas as Gerências Regionais de Revitalização da Codevasf nos dias 11 e 12 de dezembro de 2014 sobre a experiências adquirida pela empresa ao longo de 10 anos de execução do Programa de Revitalização. A oficina buscou identificar e estabelecer diretrizes de trabalho e ações prioritárias para o período de 2015 a 2018. Os debates abordaram temas como recuperação e controle de processos erosivos, recursos pesqueiros, saneamento ambiental, economia sustentável, licenciamento ambiental e responsabilidade socioambiental.

O livro Catálogo da Produção Científica apoiada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (1980 – 2013) apresenta o resultado de mais de três décadas de produção científica realizada com o apoio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (MG) – um dos sete centros operados pela Codevasf em sua área de atuação. Nele estão listadas referências bibliográficas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, trabalhos, livros e capítulos de livros, além de monografias, dissertações, teses e resumos apresentados em congressos no Brasil e no exterior, num total de mais de 1.300 títulos; ao longo dessas três décadas foram estabelecidas parcerias com mais de 30 instituições nacionais e estrangeiras. A organização da publicação foi coordenada pelo biólogo da Codevasf Yoshimi Sato.

O Relatório do Censo Aquícola do Reservatório de Três Marias (MG) – 2013 realiza um diagnóstico da situação da piscicultura no reservatório de Três Marias. O documento reúne dados sobre a distribuição de áreas e de produtores de pescado em tanques-rede, volume de produção, preço médio e rentabilidade da criação de peixes, entre outras informações que dimensionam o funcionamento da cadeia produtiva na região. O apoio da Codevasf à piscicultura em tanques-rede no reservatório teve início nos anos 2000 e desde então gerou centenas de empregos para pescadores e agricultores ribeirinhos. O relatório foi elaborado pela equipe do Escritório de Apoio Técnico de Morada Nova de Minas, chefiado pelo engenheiro de pesca José Jacobina, um dos autores da publicação.