Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Piscicultura familiar é opção de inclusão produtiva em São João dos Patos (MA)
conteúdo

Notícias

Piscicultura familiar é opção de inclusão produtiva em São João dos Patos (MA)

Transformar a piscicultura em alternativa de renda e, consequentemente, desenvolver a economia da região é um dos objetivos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio do fornecimento de equipamentos e do apoio à produção de pescado na barragem de Boa Esperança, localizada a 30 quilômetros da sede do município de São João dos Patos (MA).
publicado: 26/06/2015 14h56, última modificação: 01/11/2022 14h32

Transformar a piscicultura em alternativa de renda e, consequentemente, desenvolver a economia da região é um dos objetivos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio do fornecimento de equipamentos e do apoio à produção de pescado na barragem de Boa Esperança, localizada a 30 quilômetros da sede do município de São João dos Patos (MA).

A ação, realizada em parceria com o poder público municipal, consiste na distribuição de 60 tanques-rede, dois barcos motorizados, alevinos e insumos para a Associação de Piscicultores Familiares de Riacho Fundo. Esses equipamentos já estão sendo utilizados no desenvolvimento da piscicultura local. A estimativa de produção inicial é de cerca de oito mil quilos de peixe a serem retirados dos tanques nos próximos 60 dias, abastecendo principalmente o mercado local.

O presidente da associação, Deusdete Vieira de Souza, conta que 16 famílias de piscicultores trabalham diretamente no manejo diário do pescado na expectativa de melhorarem sua qualidade de vida. “Antes trabalhávamos na roça; agora esperamos que com a venda dos peixes nossa renda aumente, possibilitando um sustento melhor para nossa família”, enfatiza.

Já a secretária da associação, Maria Célia Correia de Araújo, fala sobre a nova experiência na piscicultura e dos anseios dos beneficiários em aumentar a produção com a chegada de mais alevinos. “No começo, passamos por alguns momentos de dificuldade. Tudo era novidade. Com o aprendizado adquirido e com o apoio que recebemos, esperamos agora aumentar nossa produção com os novos alevinos que serão fornecidos para a gente”, comenta.

A barragem de Boa Esperança dispõe de condições climáticas favoráveis e recursos hídricos em abundância, o que favorece o desenvolvimento da atividade piscícola no município. Para o secretário adjunto de Agricultura e coordenador do Projeto de Aquicultura de São João dos Patos (MA), Marcelo de Sá, a iniciativa busca alavancar os indicadores sociais do município.

piscicultura 3“O empenho dos piscicultores de Riacho Fundo atrelado a uma nova fonte de renda gerada com a produção do pescado trará condições para que essas famílias aumentem seus ganhos e saiam da situação de vulnerabilidade social. A equipe da Codevasf, sempre muito atenciosa, prestou todos os esclarecimentos solicitados e cedeu a estrutura necessária para buscarmos a consecução do nosso grandioso objetivo de desenvolver a piscicultura em nosso município”, assinala Sá.

O engenheiro de pesca e chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf no Maranhão, William da Silva Sousa, ressalta a importância dos investimentos que a Companhia emprega no desenvolvimento da piscicultura no Maranhão e destaca os benefícios da ação. “Os recursos aplicados na aquisição de equipamentos adequados ao fomento da atividade piscícola propiciam ao beneficiário uma qualidade superior na produção do pescado. Isso porque o piscicultor passa a dispor de todo o material necessário para a realização do seu trabalho, reduzindo, assim, o tempo de cultivo do peixe e obtendo um rápido retorno financeiro”, analisa.

Os investimentos realizados pela Codevasf no fomento à piscicultura no Maranhão já totalizam mais de R$ 700 mil. A ação está incluída no eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e contempla famílias em situação de extrema pobreza. Os recursos foram utilizados na aquisição de 240 tanques-rede, 20 barcos de alumínio, 20 motores de popa, equipamentos de suporte à piscicultura e insumos.

Dessa quantia, também foram aplicados aproximadamente R$ 215 mil na recuperação dos viveiros da estação de piscicultura e dos sistemas de captação e drenagem do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de São Raimundo das Mangabeiras (MA), com o objetivo de propiciar as condições necessárias à formação de mão de obra técnica qualificada visando ao desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura na região sul do estado. 

Fotos: Hugo Sampaio/Codevasf

Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157654694214998

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf