Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Participantes do Conird visitam área onde reservação de água garante produção irrigada
conteúdo

Notícias

Participantes do Conird visitam área onde reservação de água garante produção irrigada

Entre as atividades de campo realizadas nesta semana no âmbito do XXIV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird) esteve a visita a propriedades rurais em que a retenção de água com o uso de barragens tem proporcionado o desenvolvimento de grandes empreendimentos agrícolas. Um dos locais visitados pelos participantes do evento foi a Agrícola Wehrmann, no município de Cristalina (GO).
publicado: 12/09/2014 12h16, última modificação: 01/11/2022 14h31

Entre as atividades de campo realizadas nesta semana no âmbito do XXIV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird) esteve a visita a propriedades rurais em que a retenção de água com o uso de barragens tem proporcionado o desenvolvimento de grandes empreendimentos agrícolas. Um dos locais visitados pelos participantes do evento foi a Agrícola Wehrmann, no município de Cristalina (GO).

De acordo com Verni Wehrmann, sócio da agrícola, a produção de hortaliças seria inviável na propriedade sem o uso de tecnologias de irrigação. “Para viabilizar técnica e economicamente a produção de hortaliças de qualidade, em quantidade suficiente para atender à grande demanda de alimentos da sociedade, é preciso fazê-lo de forma irrigada, na época certa do ano. Isso requer acúmulo da quantidade apropriada de água, porque água representa mais de 80% de itens como batata, cenoura e cebola”, diz. Em 2013, a produção de hortaliças na propriedade foi de 100 mil toneladas. “Sem irrigação e, portanto, sem represamento, a produção de hortaliças aqui seria inexistente”, ressalta.

Produção de hortaliçasA agrícola tem quatro mil hectares produtivos, emprega cerca de duas mil pessoas e produz, além de hortaliças, itens como soja, milho e trigo. “Esta região tem um bom nível de precipitação. Chove muito, mas a chuva é concentrada numa determinada época do ano. E a produção de hortaliças só é boa no período de ausência de chuvas. Então a ideia consiste em acumular a água excedente do período de chuvas com as represas e usá-la para a produção irrigada no período seco”, explica Wehrmann.

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), Helvécio Saturnino, os barramentos de água costumam ser vetores de desenvolvimento. “O sistema de reservação de água está por trás da existência de muitas áreas irrigadas. O empreendedor reserva a água disponível nos momentos de abundância para poder regularizar o fluxo hídrico e usar esse recurso o ano todo”, diz.

Durante visita a uma das duas barragens existentes na propriedade Wehrmann, o engenheiro agrícola Wellington Almeida, responsável pelo represamento, apresentou aos visitantes as dimensões do barramento. “Esta barragem pode acumular 9,2 milhões de litros de água e abastece 22 pivôs centrais. Em breve, outros 19 pivôs receberão água proveniente daqui”, disse Almeida diante da barragem Santa Bárbara, localizada no curso do córrego Capim Pubo.

Barragem Santa BárbaraDe acordo com o engenheiro, represamentos realizados corretamente – com segurança e planejamento ambiental – aumentam a reserva de água no lençol freático e funcionam como “verdadeiros produtores de água”. “A barragem eleva o lençol freático e armazena água no solo. No período chuvoso, o lençol é recarregado; no período de seca, ele leva água para dentro da represa e alimenta nascentes a jusante. Além disso, não há qualquer prejuízo à vazão normal do córrego”, afirmou.

O XXIV Conird, promovido pela Abid, teve início na última segunda (8) e encerra-se nesta sexta (12), em Brasília. O evento está reunindo especialistas brasileiros e estrangeiros e tem o apoio de instituições como a Codevasf e o Ministério da Integração Nacional.

Veja fotos no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157647506333461/