Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Obras de sistema que levará água a 40 mil pessoas no norte baiano são inspecionadas por presidente da Codevasf
conteúdo

Notícias

Obras de sistema que levará água a 40 mil pessoas no norte baiano são inspecionadas por presidente da Codevasf

Cerca de 40 mil pessoas que vivem em 71 localidades no norte da Bahia passarão a ter água tratada em suas torneiras após a conclusão das obras de implantação do sistema integrado de abastecimento de água de Campo Alegre de Lourdes, região semiárida baiana. A obra está em pleno andamento, com cerca de 60% dos serviços já executados sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e está sendo vistoriada nesta segunda-feira (29) pelo presidente da Companhia, Elmo Vaz, com o diretor de Desenvolvimento e Infraestrutura, Sérgio Coelho, o superintendente Alaor Grangeon, e técnicos da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA).
publicado: 29/09/2014 14h55, última modificação: 01/11/2022 14h31

Cerca de 40 mil pessoas que vivem em 71 localidades no norte da Bahia passarão a ter água tratada em suas torneiras após a conclusão das obras de implantação do sistema integrado de abastecimento de água de Campo Alegre de Lourdes, região semiárida baiana. A obra está em pleno andamento, com cerca de 60% dos serviços já executados sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e está sendo vistoriada nesta segunda-feira (29) pelo presidente da Companhia, Elmo Vaz, com o diretor de Desenvolvimento e Infraestrutura, Sérgio Coelho, o superintendente Alaor Grangeon, e técnicos da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA).

A empresa está investindo recursos federais da ordem R$ 79,6 milhões. Com a conclusão das obras, moradores de 71 localidades dos municípios de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes – incluindo a sede do município – contarão com abastecimento de água captada por meio de flutuante no reservatório de Sobradinho.

"Com a execução desta importante obra pela Codevasf em parceria com o Governo do Estado, vira-se uma página na história da Bahia: além de garantir água para mais de 70 localidades rurais, estamos levando água tratada para a sede do município de Campo Alegre de Lourdes, uma das últimas cidades da Bahia entre os 417 municípios que ainda não possuía água em quantidade e qualidade suficiente para atender a população de uma sede urbana", afirma o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

Estão sendo construídos sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes –, que serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais. O sistema contempla 371 km de adutoras e subadutoras e 120 km de redes de distribuição para levar água até as residências.

Serão construídas, ainda, duas estações de tratamento de água. A realização de quase quatro mil novas ligações domiciliares também está prevista no contrato. A obra está preparada para ter uma vida útil de 30 anos.

“Estamos trabalhando para, em mais 90 dias, iniciarmos os testes de bombeamento para fornecer água à sede de Campo Alegre de Lourdes”, informou o engenheiro Sérgio Coelho, diretor de Desenvolvimento e Infraestrutura da Codevasf.

O município de Campo Alegre de Lourdes está localizado numa região seca e gravemente afetada pela estiagem prolongada. De acordo com a prefeita Delaneide Borges Dias, o abastecimento de água tem sido reforçado por nada menos que 800 carros-pipa ao mês, com um custo médio mensal – assumido pelos governos municipal, estadual e federal – de R$ 800 mil para garantir água para a população.

“Essa água é um sonho de toda a população campo-alegrense. Tínhamos esperança de que um dia essa obra seria realizada para diminuir o sofrimento do povo, além de trazer economia com a despesa dos carros-pipa”, disse a prefeita de Campo Alegre de Lourdes.

Abastecimento de águaEstágio atual

A obra do sistema integrado de abastecimento que atenderá Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado segue em ritmo acelerado. O fornecimento da tubulação que comporá o sistema adutor principal já atingiu 96,4%, enquanto que o assentamento da mesma chega a 65,7% até agora.

A tubulação que integrará os sete subsistemas também está sendo fornecida pela empresa contratada, sendo que os mais avançados são o subsistema 4, com 92,9% de material já entregue, e o subsistema 2, com 89,2%. No total, 218 km de tubos que comporão os sete subsistemas de água tratada já foram fornecidos.

Além disso, estão sendo feitos nesse momento os serviços de limpeza de área, escavação das fundações e construção do barracão para que seja dado início à construção da estação de tratamento de água.

“Estamos verificando a possibilidade de atendermos também a algumas localidades de Remanso sem comprometer a vida útil do sistema”, explica o engenheiro civil Marcelo Silva Peixoto, fiscal da obra.

Benefícios esperados

O município baiano de Campo Alegre de Lourdes está situado na divisa com o Piauí. Embora esteja dentro da área de influência do Vale do São Francisco, fica a 120 km de distância do rio. Não é cortado por nenhum curso de água permanente e localiza-se no chamado polígono da seca. Na região não há viabilidade para perfuração de poços e a única solução para abastecimento de água da população, de forma permanente, é a captação no rio São Francisco.

A expectativa da população é muito grande. “Todo mundo só comenta esse assunto, dando graças a Deus. A nossa situação é muito precária. Teve época que a gente tomava banho com um litro de água, conseguida com muito esforço. Não é fácil. Além disso, a água é de péssima qualidade. A população não vê a hora de a obra ficar pronta. Essa falta de água é o grande problema da nossa cidade”, explica Vanuza Pereira de Sousa, 40, natural de Campo Alegre de Lourdes.

“Campo Alegre é uma cidade maravilhosa para se viver, o único problema é a falta de água. Essa seca que a gente está vivendo piorou a nossa situação. Aqui é difícil até para plantar. As frutas e verduras que a gente tem aqui vêm de Juazeiro e Petrolina. Nós estamos rezando e pedindo a Deus que esse sistema seja logo inaugurado para melhorar a nossa vida, e eu tenho fé que vai inaugurar rápido. Eles estão trabalhando o tempo todo, eu sempre vejo as máquinas”, afirma Eunice Rodrigues, 37 anos, que mora com o marido, dois filhos e a avó no município de Campo Alegre de Lourdes.

Além de melhorar o fornecimento de água na região, o sistema também terá um impacto social positivo devido à redução de doenças de veiculação hídrica, que culminarão com a redução de gastos públicos com saúde.

A ordem de serviço para a construção do SIAA de Campo Alegre de Lourdes foi assinada em outubro do ano passado pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, na presença do governador do estado, Jaques Wagner. A elaboração do projeto executivo do sistema foi uma parceria com o governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB).

Veja fotografias no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157648163434341/