Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Investimentos estruturam agricultura familiar no Baixo São Francisco alagoano
conteúdo

Notícias

Investimentos estruturam agricultura familiar no Baixo São Francisco alagoano

Agricultores familiares do perímetro de irrigação do Boacica, mantido pela Codevasf no município de Igreja Nova (AL), poderão reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência na irrigação dos lotes com a modernização da Estação de Bombeamento Ceci Cunha. A ordem de serviço, assinada pelo superintendente regional em exercício da Codevasf em Alagoas, Pedro William da Rocha, garante a substituição da estrutura de captação e bombeamento e conta com investimentos de mais de R$ 10 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
publicado: 22/06/2015 17h12, última modificação: 01/11/2022 14h32

Agricultores familiares do perímetro de irrigação do Boacica, mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município de Igreja Nova (AL), poderão reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência na irrigação dos lotes com a modernização da Estação de Bombeamento Ceci Cunha. A ordem de serviço, assinada pelo superintendente regional em exercício da Codevasf em Alagoas, Pedro William da Rocha, garante a substituição da estrutura de captação e bombeamento e conta com investimentos de mais de R$ 10 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Um dos agricultores beneficiados, Manoel Gregório, conhecido no perímetro como Manuel Mateus, comemorou a autorização para o início das obras. “É uma conquista para todos os agricultores do Boacica. Quando o primeiro módulo da nova estação de bombeamento estiver concluído, poderemos irrigar 80% dos lotes do perímetro e vamos ter água de qualidade para continuarmos nosso trabalho”, declarou o agricultor que também é um dos membros do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica, organização que representa os irrigantes do perímetro.

“A agricultura familiar irrigada no Baixo São Francisco alagoano está em festa, com a autorização de um dos maiores investimentos em perímetros públicos de irrigação do estado de Alagoas. Assim a Codevasf cumpre sua missão de estruturar o desenvolvimento regional e reforça o compromisso de utilização dos recursos naturais dessa região tão rica para pavimentar o caminho do desenvolvimento”, declarou superintendente regional em exercício da Codevasf.

O novo sistema da Estação de Bombeamento Ceci Cunha funcionará com seis bombas, cada uma com o dobro da vazão das antigas, porém com potência instalada reduzida à metade. Serão dois módulos, cada um com três bombas. A Codevasf também fará a substituição do centro de comando e controle de motores por um novo.

A obra será executada pelo Consórcio Ceci Cunha, vencedor do processo licitatório realizado pela Codevasf, que terá prazo de um ano para concluir os trabalhos. Cabe ao consórcio fabricar a estrutura de captação e bombeamento, composta por dois módulos flutuantes, cada qual equipado com três conjuntos de motobombas de vazão total de 9 m³ por segundo. O serviço inclui a construção da estrutura de acordo com as especificidades e demandas da estação, teste de fábrica, carga, transporte e descarga no local de instalação, assim como desmontagem da estrutura atual e reforma da passarela de acesso à estação.

EBA assinatura da ordem de serviço ocorreu na sede do Distrito Irrigado do Perímetro do Boacica, no município de Igreja Nova, e contou com a presença de agricultores familiares, de parlamentares, do representante do Consórcio Ceci Cunha, João Sampaio, responsável pela obra, do prefeito e do vice-prefeito de Igreja Nova, José Augusto e Manoel Mateus, respectivamente, de secretários municipais, do gerente regional de Irrigação da Codevasf, Cleuson Bernardino, e demais técnicos da Companhia em Alagoas.

Projeto Santa Eliza

Durante a cerimônia, agricultores familiares do Projeto de Irrigação Santa Eliza, mantido pela Codevasf entre os municípios alagoanos de Penedo e Igreja Nova, contíguo ao perímetro do Boacica, receberam da Companhia 19 máquinas forrageiras e picadeiras.

Segundo o presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Projeto Santa Eliza, Arivaldo da Anunciação, os equipamentos serão usados na preparação de forrageira para os rebanhos de bovinos dos agricultores. “Essas máquinas terão uso para triturar capim e milho para alimentar o gado, que é utilizado para produção de leite e também para corte. É um equipamento de suma importância que vai facilitar e muito o trabalho desses agricultores”, revelou o presidente da associação que reúne 19 associados. Além da criação de gado de corte e de leite, eles também cultivam arroz, mandioca, feijão e milho.

“A Codevasf está repassando as forrageiras para que no período de safra essas famílias utilizem a palha do milho, da cana e do arroz para fazer silagem que permita enfrentar a época de estiagem. Isso impulsionará de forma significativa a atividade, ao permitir a alimentação correta e adequada do rebanho durante todo o ano”, explicou o chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas, Thiago Cedraz.

Os recursos para essa ação são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar, e integram as ações do Plano Brasil Sem Miséria com foco em agricultores e pecuaristas familiares em situação de vulnerabilidade social. 

Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157641210296555

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf