Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Incentivo à produção de alimentos orgânicos no Vale do São Francisco tem novas ações da Codevasf
conteúdo

Notícias

Incentivo à produção de alimentos orgânicos no Vale do São Francisco tem novas ações da Codevasf

A nova área para a Feira de Comercialização de Produtos Orgânicos do Vale, criada em 2012 com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), passará a funcionar no Parque Municipal Josefa Coelho, em Petrolina (PE), no sertão do São Francisco. A entrega da nova área da Feirinha Orgânica será no próximo dia 19, a partir das 17h, na Arena do Parque Josefa Coelho.
publicado: 11/12/2014 09h05, última modificação: 01/11/2022 14h31

A nova área para a Feira de Comercialização de Produtos Orgânicos do Vale, criada em 2012 com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), passará a funcionar no Parque Municipal Josefa Coelho, em Petrolina (PE), no sertão do São Francisco. A entrega da nova área da Feirinha Orgânica será no próximo dia 19, a partir das 17h, na Arena do Parque Josefa Coelho.

A feira, que funciona atualmente só aos domingos, no bairro Areia Branca, após inaugurada, passará a ser permanente e atenderá ao público às sextas-feiras, entre 14h e 22h. Na mesma solenidade, a Codevasf fará a certificação de mais de 50 produtores em prática de agricultura orgânica na região.

O Parque Josefa Coelho abrigará a feirinha até que seja construído o
Mercado dos Produtores Orgânicos do Vale, investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão, recursos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emenda parlamentar. A construção do mercado será feita em parceria com a Prefeitura de Petrolina que doará o terreno e executará a obra.

Segundo o chefe da Unidade Regional de Gestão de Empreendimentos da
Codevasf, Osnan Ferreira, todo o trabalho de incentivo à agricultura orgânica do Vale do São Francisco conta com o apoio da Prefeitura, Ministério Público de Pernambuco, Sebrae e Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf).

Ele frisou que a nova estrutura da feira, com o novo espaço e a entrega dos certificados, foram programados em conjunto com todos os parceiros envolvidos. “A nova feira será bastante útil para quem já está acostumado e para quem ainda não conhece o seu funcionamento. Com a realização permanente e horário modificado e ampliado, mais consumidores terão a oportunidade de conhecer a produção orgânica do Vale e levar pra casa produtos que foram cultivados sem nada de química”, frisou.

Conforme o gerente da Codevasf em Petrolina, a certificação permitirá que mais produtores passem a comercializar na feirinha de orgânicos que disponibiliza, aos consumidores, frutas e hortaliças totalmente produzidas sem nenhum tipo de química.

“Hoje temos 17 produtores certificados. Agora, mais 53 receberão o selo que garante mais confiabilidade ao consumidor e mais produtos para serem vendidos na nova área que iremos entregar dia 19”, observa Osnan Ferreira, acrescentando que outros 200 produtores estão sendo acompanhados pela empresa de assistência técnica e extensão rural contratada pela Codevasf para dar apoio técnico à produção orgânica na região.

Além da certificação dos produtores e inauguração da nova Feira de
Comercialização de Produtos Orgânicos do Vale, a programação contará ainda com o lançamento de 13 cartilhas sobre agricultura orgânica, produzidas pelo pesquisador e professor Jairton Fraga, do curso de Agronomia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus de Juazeiro.

As cartilhas dividem-se em duas séries intituladas “Agroecologia” e “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e foram produzidas no período de um ano. Jairton Fraga é diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Uneb e teve o apoio de bolsistas do projeto Integração Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Orgânica e Agroecologia no Submédio São Francisco e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Nas cartilhas o agricultor pode encontrar dicas de defensivos naturais que ajudam a controlar pragas e doenças nas lavouras. Nelas ensinamos o homem do campo a preparar esses materiais com elementos existentes em sua propriedade que podem ser usados contra possíveis problemas nas culturas”, explica o professor.

Veja fotos no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157649297751060/

Crédito: Cássio Moreira / Codevasf

Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf