Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Felipe Mendes assume presidência da Codevasf defendendo atuação articulada com Poder Público e sociedade civil
conteúdo

Notícias

Felipe Mendes assume presidência da Codevasf defendendo atuação articulada com Poder Público e sociedade civil

O economista Felipe Mendes assumiu nesta quinta-feira (21), em Brasília, o cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em cerimônia realizada no Ministério da Integração Nacional. Participaram do evento o ministro da Integração, Gilberto Occhi, senadores, deputados, o governador do Piauí, Wellington Dias, e diretores e superintendentes da Companhia, entre outras autoridades.
publicado: 21/05/2015 19h32, última modificação: 01/11/2022 14h32

O economista Felipe Mendes assumiu nesta quinta-feira (21), em Brasília, o cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em cerimônia realizada no Ministério da Integração Nacional. Participaram do evento o ministro da Integração, Gilberto Occhi, senadores, deputados, o governador do Piauí, Wellington Dias, e diretores e superintendentes da Companhia, entre outras autoridades.

Entre os cargos exercidos por Felipe Mendes, 66 anos, ao longo de sua trajetória profissional estão os de deputado constituinte e de secretário da Fazenda, do Planejamento e de vice-governador do estado do Piauí. No governo federal, foi secretário-executivo do Ministério das Cidades (2005). Mendes substitui o engenheiro Elmo Vaz, que ocupava o cargo desde maio de 2012.

“Tanto em retribuição à confiança em mim depositada para integrar a equipe do Governo quanto pela história de realizações da empresa, ao longo de quase setenta anos de existência – contados a partir da a provação do Artigo 29 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição de 1946 –, tenho plena consciência das elevadas responsabilidades que me são atribuídas”, disse Mendes na cerimônia.

O novo presidente da Codevasf ressaltou a necessidade de um trabalho coordenado com outras instituições. “Para alcançarmos os objetivos desejados – e aqui falo em nome da diretoria e dos servidores – precisamos agir em articulação com outras instituições do governo federal, com os governos estaduais, com as prefeituras e com as entidades privadas, sejam elas grandes empresas ou pequenos agricultores, e ainda com o apoio das instituições de ensino e pesquisa, como universidades e escolas técnicas”, afirmou.

Mendes destacou ainda a necessidade de que a Companhia enfrente os desafios financeiros e hídricos que se apresentam atualmente. “Temos que enfrentar as ameaças da crise financeira por via de maior eficiência na aplicação dos recursos disponíveis e da busca de novas fontes de financiamento”, afirmou. “Temos ainda que enfrentar o maior dos desafios, que é o de encontrar soluções para a crise hídrica, impondo maior racionalidade na gestão do recurso natural para que não falte a água de beber nem a água de plantar”, acrescentou o novo presidente em seu discurso.

O ministro Gilberto Occhi frisou a disponibilidade e o interesse do ministério na realização de trabalhos conjuntos. “A Codevasf terá o apoio do Ministério, das nossas equipes, para que juntos possamos fazer um grande trabalho por essa região do semiárido, pela região de atuação da Codevasf, pela região situada entre Minas Gerais e o Maranhão”, afirmou.

Representando os parlamentares presentes no evento, o senador Ciro Nogueira cumprimentou o novo presidente da Codevasf e ressaltou o importante papel da Companhia em um momento de crise hídrica acentuada. “Temos que dar um salto adiante no realinhamento de nossos recursos hídricos. Por isso é importantíssimo ter pessoas preparadas para comandar talvez uma das melhores e mais capacitadas empresas desse país, que é a Codevasf”, afirmou o senador.

O governador do Piauí, Wellington Dias, saudou Felipe Mendes e salientou a importância da área de atuação da empresa. “A Codevasf é um órgão que atende a duas importantes bacias do Nordeste: o maior rio, o São Francisco, que é um dos maiores do Brasil, e o maior rio que nasce e termina dentro do Nordeste, que é o Parnaíba”, afirmou. “E Felipe Mendes é alguém muito experiente, com capacidade de gestão comprovada, de seriedade, de compromisso com o Brasil, com o Nordeste e com o Piauí”, disse o governador.

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157652817628288

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf