Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Distribuição de alevinos fortalece piscicultura familiar no Baixo São Francisco
conteúdo

Notícias

Distribuição de alevinos fortalece piscicultura familiar no Baixo São Francisco

A Codevasf forneceu 107,5 mil alevinos para produtores familiares dos municípios de Itabi e Pacatuba a fim de fomentar a cadeia produtiva de piscicultura na região do Baixo São Francisco sergipano. Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade mantida pela Codevasf em Neópolis.
publicado: 23/06/2015 08h00, última modificação: 01/11/2022 14h32

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) forneceu 107,5 mil alevinos para produtores familiares dos municípios de Itabi e Pacatuba a fim de fomentar a cadeia produtiva de piscicultura na região do Baixo São Francisco sergipano. Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade mantida pela Codevasf em Neópolis.

No município de Itabi, 33 mil alevinos de tambaqui foram distribuídos para 66 famílias. Em Pacatuba, 36 produtores dos povoados Golfo e Santana dos Frades foram contemplados com 74,5 mil alevinos de tambaqui. Até o final do mês, pelo menos outros 60 produtores de Pacatuba devem receber alevinos produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume. Foram contempladas famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

O produtor Clodoaldo dos Santos, cuja propriedade está no povoado Santana dos Frades, agradeceu o apoio da Codevasf pela doação dos alevinos. “Eu estou satisfeito demais. Esse benefício do governo é essencial para os produtores. Aqui, coloquei os peixes em dois viveiros que eu tenho no meio de uma produção de coco verde”, afirmou.

Para o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itabi, Thiago Meneses de Sá, a ação da Codevasf tem grande importância social e econômica. “Essas doações beneficiam agricultores familiares e assentados e ajudam eles a diversificarem a sua produção. Além de garantir segurança alimentar para essas famílias, esses alevinos representam uma fonte de renda extra, já que eles podem levar o excedente para ser comercializado na cidade”, explicou.

O secretário municipal de Agricultura de Pacatuba, Paulo Sérgio Bispo Santos, acrescenta que o fornecimento de alevinos gera um reflexo positivo para o município. “É muito importante essa parceria com a Codevasf. O nosso município possui uma grande quantidade de lagoas e tanques, mas nem sempre as famílias conseguem comprar os alevinos. A doação garante que os produtores tenham peixes para sua alimentação, diminuindo o custo de vida dessas famílias”, disse.

Said Schoucair, superintendente regional da Codevasf em Sergipe, afirma que a produção de alevinos é uma atividade estratégica para a região do Baixo São Francisco. “Os peixamentos e as doações para os produtores representam uma ação ambiental importante, além de garantir a produção de peixes nas comunidades ribeirinhas. É por esse motivo que a Codevasf está investindo mais de R$ 4 milhões para ampliar o Centro Integrado de Betume”, declarou.

A reforma do CIB, executada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai resultar no aumento da capacidade de produção de 4 milhões para 8 milhões de alevinos ao ano, além de ampliar o número de pesquisas científicas e a realização de eventos e capacitações. Em 2015, a Codevasf já forneceu cerca de 1,1 milhão de alevinos para a realização de peixamentos na bacia do rio São Francisco em Sergipe. 

Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157633050320379

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf