Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Com Projeto Amanhã, Codevasf capacita 300 jovens da zona rural maranhense
conteúdo

Notícias

Com Projeto Amanhã, Codevasf capacita 300 jovens da zona rural maranhense

Cerca de 300 alunos da zona rural maranhense estão recebendo capacitação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio do Projeto Amanhã, que chega este ano ao Maranhão já oferecendo 10 cursos agrotécnicos. O objetivo é estimular o empreendedorismo rural e qualificar o jovem do campo para que ele seja capaz de promover o desenvolvimento local.
publicado: 24/04/2015 09h15, última modificação: 01/11/2022 14h32

Cerca de 300 alunos da zona rural maranhense estão recebendo capacitação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio do Projeto Amanhã, que chega este ano ao Maranhão já oferecendo 10 cursos agrotécnicos. O objetivo é estimular o empreendedorismo rural e qualificar o jovem do campo para que ele seja capaz de promover o desenvolvimento local.

Os cursos, coordenados pela 8ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em São Luís, foram realizados em nove municípios: Amarante do Maranhão, Anajatuba, Araioses, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago do Junco, Santa Luzia, Sucupira do Norte e Timon.

Eles estão sendo ministrados nas unidades educacionais da União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão (Uaefama) e da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Nordeste e do Norte do Brasil (Arcafar), e abordam temas como operação e mecânica de tratores e implementos agrícolas, horticultura e fruticultura.

Para o chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf no Maranhão e coordenador do Projeto Amanhã no estado, William da Silva Sousa, a finalidade da capacitação é promover a transferência de tecnologias agrotécnicas a alunos dessas instituições, assim como elevar o conhecimento das atividades ligadas ao campo, especialmente nos cultivos de milho, melancia, macaxeira e acerola.

“Além de propiciar noções básicas e a aplicação prática de conceitos, os cursos visam melhor instrumentalizar os alunos dos Centros de Formação Familiar por Alternância, das Escolas Famílias Agrícolas e das Casas Familiares Rurais na aplicação de novas técnicas para suas futuras demandas profissionais”, explica.

“Com as capacitações, a Codevasf estimula e promove a geração de mão de obra qualificada e especializada para prestar assistência técnica aos produtores, gerando o desenvolvimento local”, complementa o coordenador.

O diretor da Casa Familiar Rural do Território do Vale do Itapecuru, sediada no município de Itapecuru-Mirim, Edy Oliveira, explica que o curso de mecanização ofertado pela Codevasf busca melhorar o conhecimento dos alunos na preparação do solo e na utilização adequada das máquinas e implementos agrícolas.

“O técnico em agropecuária precisa desses fundamentos, já que ele irá trabalhar diretamente no campo e em benefício de suas comunidades”, ressalta.

André Wilson da Silva de Araújo, aluno da capacitação em operação e mecânica de tratores e implementos agrícolas na Casa Familiar Rural do Território do Vale do Itapecuru, destaca que o curso resultará em melhoria na produção de alimentos e no conhecimento de novas tecnologias a serem aplicadas em sua rotina no campo.

“A partir de agora eu vou ter como auxiliar minha comunidade, utilizando corretamente as máquinas no cultivo a ser trabalhado, além de prestar suporte para que elas tenham manutenção correta”, afirma.

No total estão sendo investidos mais de R$ 120 mil na capacitação dos jovens e na estruturação das unidades educacionais, com 40 computadores destinados a equipar laboratórios de informática, e implantação de 62 kits de irrigação por gotejamento visando apoiar as atividades de ensino teórico e prático sobre agricultura irrigada nos Centros de Formação Familiar por Alternância (Ceffa), das Escolas Famílias Agrícolas (Efas) e das Casas Familiares Rurais (CFRs) contempladas no estado.


Veja imagens ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157635399333978

Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf