Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (COMBEP) conta com participação da Codevasf
conteúdo

Notícias

XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (COMBEP) conta com participação da Codevasf

O assessor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Albert de Sousa Rosa, será um dos conferencistas do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (COMBEP), com o tema “Exploração Sustentável do Caranguejo-Uçá do Delta do Parnaíba”.
publicado: 25/09/2015 18h26, última modificação: 01/11/2022 14h32

O assessor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Albert de Sousa Rosa, será um dos conferencistas do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (COMBEP), com o tema “Exploração Sustentável do Caranguejo-Uçá do Delta do Parnaíba”. O evento será realizado no período de 4 a 8 de outubro, na cidade de São Luís (MA) e terá como tema principal “Engenharia de Pesca: transformando os recursos aquáticos em benefícios para a humanidade”.

Albert Rosa apresentará os resultados do projeto de industrialização do caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba, implementado por esta empresa e pelo Instituto Ambiental Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS, contando com a participação de consultores internacionais com experiência em industrialização de caranguejos.

A tecnologia desenvolvida pela Codevasf está disponível, no livro “Industrialização do Caranguejo-Uçá do Delta do Parnaíba”, a empreendedores interessados em fortalecer a atividade extrativista e contribuir para a organização e a sustentabilidade dessa importante cadeia produtiva da região Nordeste.

O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Eduardo Motta, ressaltou que a industrialização do caranguejo-uçá no Delta do Parnaíba é uma importante alternativa para estimular a exploração sustentável e agregar valor ao produto final, beneficiando cerca de 4,5 mil profissionais que vivem da captura e da comercialização desse crustáceo nos estados do Maranhão e do Piauí.“A Codevasf apoia a estruturação dessa cadeia produtiva com ações que buscam o desenvolvimento sustentável da atividade”, acrescentou.

Cursos e congressos desenvolvem a aquicultura e a pesca no Brasil

A programação técnico-científica do evento será composta por 18 conferências, 13 mesas-redondas e 11 minicursos. Esta semana, o diretor Eduardo Motta recebeu o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil (FAEP-BR), Eliseu de Brito, que veio agradecer a confirmação da participação da empresa no Congresso.

De acordo com Elizeu de Brito, o país conta com 22 cursos de engenharia de pesca e cerca de 5 mil profissionais formados, que vêm ajudando de forma decisiva no desenvolvimento da aquicultura e da pesca no Brasil. Elizeu complementou que, paralelamente ao congresso, será realizado o I Workshop de Avaliação de Estoques e Estatística Pesqueira; o II Workshop sobre Assistência e Extensão Pesqueira; o I Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Manejo do Caranguejo-Uçá no Maranhão; o Encontro Nacional dos Diretores/Coordenadores dos Cursos de Engenharia de Pesca e a Expo CONBEP: Feira da Pesca e Aquicultura, que irá expor produtos e serviços das principais empresas e instituições envolvidas com o setor pesqueiro e aquícola do país.

Veja fotografias no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157656757690114

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf