Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf firma convênio com 21 municípios para levar ações de segurança hídrica a áreas rurais
conteúdo

Notícias

Codevasf firma convênio com 21 municípios para levar ações de segurança hídrica a áreas rurais

Sistemas simplificados de abastecimento de água, limpeza e ampliação de barreiros e perfuração de poços tubulares beneficiarão a zona rural de 21 municípios do sertão pernambucano inseridos na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
publicado: 08/04/2014 18h37, última modificação: 01/11/2022 14h31

Sistemas simplificados de abastecimento de água, limpeza e ampliação de barreiros e perfuração de poços tubulares beneficiarão a zona rural de 21 municípios do sertão pernambucano inseridos na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). 

Os termos de compromisso para a execução das obras, com transferência de encargos, e os convênios para a execução das ações foram assinados nesta terça-feira (8) por gestores de todos os municípios beneficiados, numa solenidade realizada em Petrolina que teve a presença do superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar.

Os sistemas coletivos de abastecimento de água estão avaliados em R$ 390 mil cada e serão implantados com recursos do programa Água para Todos, que é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e executado pela Codevasf em sua área de atuação.

Os gestores dos municípios também receberão conjuntos de equipamentos agrícolas – avaliados em R$ 150 mil cada – compostos de patrol, caminhão pipa, caçamba e retroescavadeira. Os recursos são do Orçamento Geral da União e serão aplicados nessas ações por meio de emenda parlamentar. O município de Verdejante também foi contemplado com um conjunto de máquina perfuratriz, compressor de ar e caminhão, para transporte e perfuração de poços profundos.

“A Codevasf é um órgão público federal e a orientação do governo é atender a todos os municípios, indistintamente. Vamos trabalhar para atingir todos os municípios da nossa 3ª Superintendência”, frisou o superintendente João Bosco Lacerda na ocasião.

Para o prefeito do município de Santa Filomena, Pedro Gildevan Melo, grande ganho para a população são as implantações dos sistemas de abastecimento de água. “São projetos importantes que chegam para beneficiar os moradores da zona rural, o nosso povo do campo”, assinalou.

O prefeito de Dormentes, Roniere Reis, também comemorou a chegada dos sistemas de abastecimento de água no município. “Esses sistemas de abastecimento vão levar mais dignidade para o nosso povo do interior”, destacou.

“São ações importantes para que possamos conviver melhor com o fenômeno da estiagem. A Codevasf tem um papel fundamental no desenvolvimento dessas obras de infraestrutura hídrica de poços, barragens, adutoras, e com elas poderemos conviver com a seca com menos traumas”, disse Luiz Carlos Gaudêncio, prefeito de Custódia.

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, discursou em nome dos prefeitos presentes, e a prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano, assinou os termos de compromisso em nome dos gestores.

Veja fotos no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157643666577875/


Ouça a notícia da Rádio Codevasf:
http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2014/08-codevasf-firma-convenio-para-levar-acoes-de-seguranca-hidrica-a-areas-rurais.mp3