Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Codevasf entrega certificados a alunos do Projeto Amanhã em Santana do São Francisco (SE)
conteúdo

Notícias

Codevasf entrega certificados a alunos do Projeto Amanhã em Santana do São Francisco (SE)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) encerrou mais um curso de capacitação do Projeto Amanhã em Sergipe. Nessa terça-feira, 21, a Codevasf – Projeto Amanhã entregou os certificados dos alunos que concluíram o Curso de Capacitação Introdução à Agroecologia, em Santana do São Francisco. A capacitação foi realizada em parceria com a prefeitura local e a Embrapa Tabuleiros Costeiros.
publicado: 23/07/2015 13h00, última modificação: 01/11/2022 14h32

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) encerrou mais um curso de capacitação do Projeto Amanhã em Sergipe. A empresa entregou os certificados aos alunos que concluíram o curso de capacitação Introdução à Agroecologia, em Santana do São Francisco. A capacitação foi realizada em parceria com a prefeitura local e a Embrapa Tabuleiros Costeiros.

O curso foi destinado a estudantes e produtores rurais do município e  contou com 19 participantes. A capacitação teve 40 horas de duração e foi dividida em teoria e prática. As aulas teóricas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Júlio Alves Neto, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, em Santana do São Francisco. As  aulas práticas foram realizadas na área do Projeto Amanhã no povoado de Betume, em Neópolis, e foram ministradas por Joézio dos Anjos, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Cassiano Barbosa dos Santos, um dos participantes do evento,  informou que o curso foi importante para complementar a sua formação de técnico agrícola e que o mesmo é bastante interessante porque ensina práticas alternativas que não prejudicam o meio ambiente e que agregam valor à produção.  “O curso  também reforçou meu conhecimento para quando eu for atuar em minha área possa desenvolver um trabalho claro, objetivo e que possa ajudar as pessoas envolvidas", explicou Santos.

O secretário municipal de Agricultura de Santana do São Francisco, Luiz Carlos dos Santos, agradeceu à Codevasf pela parceria. "A juventude está saindo do campo e deixando de dar continuidade ao trabalho de seus pais agricultores e pescadores. Essa capacitação em parceria com a Codevasf é de grande relevância, porque assim estamos estimulando o crescimento da agricultura familiar", explicou o secretário.

Na opinião da coordenadora do Projeto Amanhã em Sergipe, Valdirene Nascimento, as parcerias são muito importantes pois possibilitam a realização de mais cursos que atendam às demandas locais e às necessidades do mercado. 
Segundo o gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Walber Santana dos Santos, o Projeto Amanhã é um programa social da Codevasf. "A sua finalidade é fomentar a organização e a capacitação dos jovens rurais na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, oferecendo qualificação e preparação para a obtenção do primeiro emprego", ressaltou o gerente.

Em 2015, essa iniciativa completa 22 anos de existência com a marca de mais de 27 mil jovens capacitados em toda a área de atuação da Codevasf. Para a coordenadora executiva do Projeto Amanhã, Maria da Conceição da Silva, "o número de capacitados pelo projeto é relevante, uma vez que as ações educativas contribuem para que haja uma diminuição do êxodo rural, oportunizando aos jovens a qualificação e a preparação para a obtenção do primeiro emprego e para atuarem com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais".

Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157653897573543

Ouça as notícias da Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf