Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Ações da Codevasf fortalecem aquicultura e revitalização no Médio São Francisco baiano
conteúdo

Notícias

Ações da Codevasf fortalecem aquicultura e revitalização no Médio São Francisco baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vem realizando ações que fortalecem a aquicultura e promovem a revitalização da bacia no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, localizada em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Peixamentos, que visam o repovoamento da bacia, doações de equipamentos e construções de estruturas, que beneficiam comunidades ribeirinhas e associações de pescadores estão entre as principais ações que fortalecem a aquicultura na região.
publicado: 12/12/2014 15h21, última modificação: 01/11/2022 14h31

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vem realizando ações que fortalecem a aquicultura e promovem a revitalização da bacia no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, localizada em Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Peixamentos, que visam o repovoamento da bacia, doações de equipamentos e construções de estruturas, que beneficiam comunidades ribeirinhas e associações de pescadores estão entre as principais ações que fortalecem a aquicultura na região.

Organizados pela Unidade de Desenvolvimento Territorial da Superintendência, foram realizados quatro peixamentos – introduzindo cerca de 202 mil alevinos de espécies nativas em diversas localidades. No município de Sítio do Mato foram soltos mil alevinos; enquanto na Lagoa da Sampa, na Ilha de Zezé, no município de Malhada, outros 40 mil. No município de Riacho de Santana, 29 mil alevinos foram introduzidos nas lagoas e aguadas de Lagoa do Arroz, Lagoa dos Furados, Lagoa do Morro, Poço Dantas, Tanque de Claudiano, Furadinho, Lagoinha, Cajazeira, Baixa Grande, Tanquinho, Três Irmãos, Graminha e Tanque Novo.

O maior peixamento do período foi realizado no município de Macaúbas: foram 132 mil alevinos distribuídos entre diversos reservatórios, como Lagoa de Caraíba de Contendas, Lagoa de Contendas, Lagoa de Veredinha, Lagoa de Fifiri, Lagoa do Olho D'água de Barcelos, Lagoa do Tamboril, Lagoa do Açude, Lagoa da Serafina, Lagoa dos Dourados, Lagoa do Curral Novo, Lagoa de Riachão dos Pimentas.

“O peixamento de lagoas e açudes tem grande importância como processo evolutivo e organizacional e serve de estímulo para novas alternativas, mais produtivas, como a aquicultura semi-intensiva, combinada com a pesca, em pequenos e médios açudes. Tem como objetivo o povoamento, o repovoamento e a estocagem de coleções d'água, fornecendo um alimento saudável para populações de baixa renda, atenuando os efeitos da grande estiagem”, diz a técnica da Codevasf, da Unidade de Desenvolvimento Territorial, Isabel Denis.

Parceria

Peixamento 1O número de peixamentos deve aumentar em 2015, graças a uma parceria entre a Codevasf e a Bahia Pesca, empresa pública vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura da Bahia (Seagri). O termo de cooperação técnica assinado prevê que, com alevinos produzidos e cedidos pela Bahia Pesca, a Codevasf realizará peixamentos nos municípios de Igaporã, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Jaborandi, Malhada, Santa Maria da Vitória, Sítio do Mato e Tanque Novo. Por outro lado, a empresa baiana receberá, da Companhia, 30 toneladas de ração, que serão utilizadas nas unidades produtivas da empresa, que são operadas por associações de pescadores das cidades de Barra, Caculé e Paramirim.

Para o início de 2015, quatro peixamentos já estão previstos, pela 2ª Superintendência da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa, Jaborandi, Santa Maria da Vitória e Tanque Novo.

Centro em Xique-Xique

Somente em 2014, a Codevasf, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, que funciona em Xique-Xique, também distribuiu outros 504 mil alevinos de diversas espécies, produzidos no próprio centro, para diversos municípios, como Barra, Barreiras, Barro Alto, Carinhanha, Guanambi, Irecê, João Dourado, Lapão, Riacho de Santana e Xique-Xique. Além de Juazeiro e Sento Sé, que fazem parte da área de atuação da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Juazeiro (BA).

“Neste ano, o centro produziu 651 milheiros de peixes, sendo a maioria formada por tilápias, curimatãs e tambaquis. Com o objetivo de estimular a criação, foram beneficiadas cerca de 60 associações e cerca de 420 produtores atendidos, com os peixes introduzidos em tanques-rede, aguadas e barreiros. Além dos peixamentos realizados em trechos dos rios, com o objetivo de repovoamento”, explica Charles Fabian, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf.

“Calculamos uma incorporação de aproximadamente 250 mil quilos de proteína animal nessas comunidades. O repovoamento, além de fortalecer a aquicultura, porque aumenta a reserva de proteína animal para o pescador e para a comunidade, promove a revitalização porque aumenta os estoques naturais para os ciclos dos peixes, minimizando a depressão dos estoques causada pelas atividades de pesca”, completa.

Peixamento 2O município de Lapão, na região de Irecê, foi um dos beneficiados com as doações de alevinos realizadas em 2014. “Recebemos cerca de 50 mil alevinos da Codevasf, que foram soltos em algumas localidades, como Volta Grande, Lajedinho e Lagoa de Gaudêncio, além de alguns barreiros e reservatórios de agricultores familiares”, diz o técnico agrícola João Estevam da Silva, da Secretaria de Agricultura de Lapão.

“É de grande importância esse trabalho, principalmente para a agricultura familiar. É mais um incentivo. O nosso município já planeja construir tanques escavados e buscar mais parcerias ainda com a Codevasf. Serviu para enriquecer muito mais a alimentação dos nossos agricultores familiares. O próximo passo é que esses peixes sirvam também como um complemento de renda para eles e não só para o consumo próprio”, complementa João Estevam.

Além dos peixamentos, a Codevasf, por meio do Centro de Xique-Xique, garantiu a sobrevivência de aproximadamente 15 mil peixes de espécies nativas do rio São Francisco, graças a operações de resgate em lagoas marginais e soltura em áreas mais preservadas do rio. Outros cerca de três mil peixes foram transferidos da Lagoa do Jacaré, em Paratinga, para o rio São Francisco, em ação realizada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Ceraíma, que fica localizado no perímetro irrigado de Ceraíma, no município de Guanambi.

Estrutura

Outro eixo de investimento da Codevasf na aquicultura da região é o apoio a associações de piscicultores com a entrega de tanques-rede ou a construção de tanques escavados. A Associação de Pescadores da Ilha de Zezé, comunidade do município de Malhada, por exemplo, recebeu 24 tanques-rede, em mais uma ação para fortalecer a piscicultura familiar na região. Os tanques foram instalados na Lagoa da Sampa.

Uma associação de Paratinga e outra de Wanderley também deverão ser beneficiadas até o início de 2015 com o mesmo tipo de doação. A Codevasf também já adquiriu equipamentos, como barcos, motores, defumadores e tanques-rede que serão doados para associações da região no próximo ano.

Veja fotos no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157633050320379

Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf