Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Maior produtora de surubim no Brasil visita Ceraqua
conteúdo

Notícias

Maior produtora de surubim no Brasil visita Ceraqua

O Centro Integrado de Aqüicultura e Recursos Pesqueiros (Ceraqua), da Codevasf, recebeu a visita de representantes do Projeto Pacu, considerado o maior centro de produção de alevinos de surubim do Brasil
publicado: 15/05/2008 09h56, última modificação: 01/11/2022 14h13

O Centro Integrado de Aqüicultura e Recursos Pesqueiros (Ceraqua), da Codevasf, recebeu a visita de representantes do Projeto Pacu, considerado o maior centro de produção de alevinos de surubim do Brasil. Além do proprietário do empreedimento, Jaime Brum, os técnicos Mário Gonda e Calixto Almada conheceram de perto a estrutura implantada pela Codevasf, no município de Porto Real do Colégio (AL).

O Projeto Pacu, situado no estado de Mato Grosso do Sul, foi criado em 1987. No local, são produzidos anualmente mais de 2 milhões de juvenis de surubim, com tamanho médio de 16 cm. Além dessa espécie, o Projeto Pacu produz alevinos de Pirara, Dourado, Pacu e Piraputanga.

O empresário Jaime Brum, foi recepcionado pelo chefe do Ceraqua/AL, Álvaro Albuquerque, que mostrou as instalações do Centro. O visitante ficou impressionado com a estrutura que a Codevasf está implantando na área de aqüicultura em Alagoas.

Participaram da visita os engenheiros de pesca da Codevasf, Eduardo Motta, Kley Lustosa e Sérgio Marinho, que tiveram a oportunidade de trocar experiências na área de engenharia para aqüicultura e de manejo da produção de surubim. Na oportunidade, os técnicos da Companhia e do Projeto Pacu realizaram, em conjunto, uma desova de surubim.

A visita do grupo partiu de um convite do coordenador de relações institucionais do Ceraqua/AL, Eduardo Motta, e do engenheiro de pesca do Ceraqua/Três Marias/MG, José Cláudio, quando foram, em agosto de 2007, ao Projeto Pacu conhecer o sistema de produção de surubim no local. A iniciativa teve o objetivo de discutir a possibilidade de futura parceria tecnológica entre as duas empresas.

Embora a Codevasf tenha sido a pioneira no Brasil na reprodução do surubim em laboratório, realizado pelo chefe do Ceraqua/Três Marias, biólogo Yoshimi Sato, foi o Projeto Pacu que primeiro iniciou no país a produção de alevinos de surubim em larga escala.