Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Produtores do Salitre lançam o Salitec 2012 na Fenagri
conteúdo

Notícias

Produtores do Salitre lançam o Salitec 2012 na Fenagri

As organizações dos produtores do Perímetro Irrigado Salitre (ASUPIS, AGROFASA, COAPIS, APAS e Grupos de Interesse) promoveram ontem (24) o lançamento do SALITEC 2012 – II Encontro dos Agroempreendedores do Perímetro de Irrigação Salitre.
publicado: 25/05/2012 11h12, última modificação: 06/10/2023 17h10

As organizações dos produtores do Perímetro Irrigado Salitre (ASUPIS, AGROFASA, COAPIS, APAS e Grupos de Interesse) promoveram ontem (24) o lançamento do SALITEC 2012 – II Encontro dos Agroempreendedores do Perímetro de Irrigação Salitre.

O evento foi realizado no estande da Codevasf na Fenagri 2012, que está sendo realizada até sábado (26) no Centro de Convenções em Petrolina/PE.

O SALITEC 2012 está previsto para ser realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro no canteiro de obras do Perímetro, localizado na comunidade de Lagoa do Salitre.

Serão realizadas uma feira tecnológica, exposição de animais, seminários, rodada de negócios e haverá ainda a apresentação de manifestações culturais da região, como o Samba de Véio, dança tradicional que remonta a época da escravidão.

O evento foi criado com o objetivo de substituir a festa do colono, quando os pequenos produtores dos perímetros irrigados comemoram, ao final de cada ano, os bons resultados obtidos no campo.

A ideia principal é valorizar a agricultura irrigada, as cadeias produtivas do agronegócio e das atividades econômicas, culturais, ambientais e sociais do local.

Entre os objetivos do SALITEC estão o de incentivar ações que intensifiquem o desenvolvimento da agricultura irrigada no vale do São Francisco; promover a integração entre os agroempreendedores e os parceiros; discutir difusão de novas tecnologias; divulgar e valorizar os produtos do Perímetro Irrigado Salitre e da região; proporcionar a divulgação da agricultura irrigada, seus produtos e afins, incentivando a expansão do mercado interno, ampliação e conquista de novos mercados, e estruturar as relações dos agroempreendedores com o mercado.

Produtividade

Segundo dados da equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural que atua no Salitre, até abril deste ano, a área cultivada na primeira etapa do perímetro totalizou 823,95 hectares, sendo a goiaba (153,92 ha), o melão (136,4 ha), a cebola (92,7 ha), a abóbora (89,13 ha) e a banana (79,48 ha) os principais produtos cultivados. De março do ano passado até março deste ano, a receita bruta subiu de R$ 18.660,71 para R$ 38.411,68 por hectare.