Portal do Governo Brasileiro
Document Actions
Prefeitos de Araripina e Ouricuri (PE) presenciam abertura de licitação para esgotamento sanitário

Prefeitos de Araripina e Ouricuri (PE) presenciam abertura de licitação para esgotamento sanitário

Dois prefeitos do sertão do Araripe pernambucano foram à sede da Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina (PE), nessa última quinta-feira (05), presenciar a abertura da documentação referente ao esgotamento sanitário urbano de Araripina e Ouricuri. Cinco empresas disputam os dois lotes da licitação, orçados em R$ 62,5 milhões. As propostas, agora, serão julgadas por uma comissão técnica formada por três funcionários da Companhia.

Os gestores municipais Lula Sampaio, de Araripina, e Ricardo Ramos, de Ouricuri, elogiaram a postura institucional que vem sendo adotada pela Codevasf. “Hoje é completamente diferente. É uma empresa com acesso total, completamente aberta ao diálogo. É um exemplo para muitos órgãos”, destacou o prefeito araripinense.

Diante das inquietações manifestadas pelos dois prefeitos, o superintendente da Companhia no estado, Luís Eduardo Frota, sugeriu que as prefeituras elaborem projetos de segurança hídrica, especialmente para a área rural. “É importante que os municípios tracem esse perfil hídrico com o levantamento de informações sobre poços, barragens, barreiros, açudes, mananciais e outros corpos d’água para que possamos tentar viabilizar o abastecimento onde a água é escassa”, ressaltou.

Na zona rural de Araripina, mais de 15 mil pessoas, incluindo os alunos das escolas públicas, são abastecidas por 40 carros-pipa. De acordo com o prefeito Lula Sampaio, a solução para a escassez passa pela retenção das águas pluviais. “A saída para a Chapada do Araripe é a construção e a compactação de barreiras”, defendeu o governante.

Segundo Ricardo Ramos, a falta de abastecimento de água no interior de Ouricuri vem sendo combatida pela prefeitura, mas ele acredita que a Codevasf pode ser uma aliada de peso no desenvolvimento socioeconômico de seu município. “A Codevasf vai nos ajudar muito com a criação de novos pontos de água, fortalecendo a economia local na apicultura, na pecuária e na agricultura”, afirmou o gestor ouricuriense.

atualizado em 06/05/2011 09:09