Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Manga Brasil
conteúdo

Notícias

Manga Brasil

De 03 a 05 de setembro a Associação de pequenos produtores Manga Brasil, localizada no Perímetro de Irrigação Maniçoba em Juazeiro (BA), está recebendo a visita da inspetora da FLO CERT, Patrícia Taeko Kaetsu
publicado: 05/09/2007 17h34, última modificação: 06/10/2023 17h09


De 03 a 05 de setembro a Associação de pequenos produtores Manga Brasil, localizada no Perímetro de Irrigação Maniçoba em Juazeiro (BA), está recebendo a visita da inspetora da FLO CERT, Patrícia Taeko Kaetsu. O objetivo é fazer uma pré-auditoria onde será avaliada se a associação atende aos requisitos para a certificação de Comércio Justo.

A FLO CERT é uma organização internacional de sociedade civil responsável pela certificação de Comércio Justo. A principal razão para a certificação das organizações é garantir aos consumidores que o produto que estão comprando foi produzido e comercializado de acordo com os critérios de Comércio Justo.

O movimento do Comércio Justo (Fair Trade) surgiu na Europa nos anos 60 com o intuito de diminuir as desigualdades estruturais geradas pelo comércio mundial. Desde então, uma de suas principais funções é apoiar pequenos produtores que estejam organizados em associações ou cooperativas, de países em desenvolvimento na obtenção de melhores condições para a venda de seus produtos e o fortalecimento das suas organizações.

MERCADO

A associação Manga Brasil possui 70 pequenos produtores e desde sua formação vem recebendo o apoio da Codevasf. Hoje ela já comercializa produtos para o mercado interno, sendo que de janeiro a julho deste ano o grupo atingiu o volume de vendas de 1.064 toneladas de manga com preços diferenciados da forma tradicional de comercialização. Para o mercado externo, a associação dispõe de "packing house" construído pela Codevasf que viabilizará a exportação direta de manga para a União Européia, a partir da segunda quinzena deste mês.