Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Projeto Jaíba se moderniza
conteúdo

Notícias

Projeto Jaíba se moderniza

A empresa Vector Engenharia Ltda assinou nesta terça-feira, dia 02, o contrato com a Codevasf para a implantação da Automação do Perímetro Irrigado do Projeto Jaíba em Minas Gerais
publicado: 27/08/2008 16h28, última modificação: 01/11/2022 14h10

A empresa Vector Engenharia LTDA assinou nesta terça-feira, dia 02, o contrato com a Codevasf para a implantação da Automação do Perímetro Irrigado do Projeto Jaíba em Minas Gerais. O objetivo é a modernização de toda a infra-estrutura de controle e vigilância do parque de irrigação dentro do Projeto.

Esse empreendimento pretende ser um marco na implantação deste tipo de Projeto. A proposta é ampliar a produtividade, qualidade e segurança das vias de irrigação do Jaíba. Esta perspectiva de um bom investimento, na vanguarda tecnológica, tem atraído o interesse de vários empresários. O que vem ampliando sensivelmente a área cultivada no Projeto.

Segundo o Engenheiro Mecatrônico da Codevasf, Júlio César Vaz de Mello Carvalho, a proposta de automação do Jaíba é um claro indicativo de que a Empresa tem a visão focada na aceleração do desenvolvimento regional através da modernização. “Seria impossível manter uma área de 100 mil hectares irrigada somente com processos de operação manuais. Não se alcança competitividade e nem é possível atrair investidores e investimentos assim”, disse.

Neste processo um sistema de informação por atuadores e sensoreamento remoto irá monitorar e atuar em toda a rede de irrigação, permitindo confiabilidade e aproveitamento máximo dos recursos. Alem disso, câmeras de última geração permitirão, remotamente, a supervisão e vigilância de todo o Projeto Jaíba.

Através de telas em 3D dinâmicas instaladas numa central dentro do Projeto Jaíba, com equipamentos dos mais modernos atualmente, técnicos, com auxilio de um programa dotado de inteligência artificial, controlarão comportas, motobombas, estações de recalque e todo o trânsito dentro do Perímetro Irrigado. Alem disso todas as imagens e uma simulação, em tempo real, da Central de Controle e Operação estarão disponíveis na rede da Codevasf e na web.