Document Actions
Produção de uva no Piauí divulgada em Petrolina/Juazeiro

Produção de uva no Piauí divulgada em Petrolina/Juazeiro

Com o objetivo de divulgar no pólo Petrolina (PE)/Juazeiro(BA) 1º Festival da Uva de São João do Piauí, o governador do estado, Wellington Dias se reuniu com técnicos da Codevasf, pesquisadores da Embrapa, produtores, empresários, autoridades políticas e a sociedade em geral. Os superintendentes regionais da Codevasf em Petrolina, Juazeiro e Teresina participaram do encontro, realizado no auditório da Justiça Federal, em Petrolina. 

Segundo Wellington Dias, o governo do Piauí pretende integrar o conhecimento acumulado pela Codevasf no Vale do São Francisco em torno da fruticultura irrigada ao empreendimento piloto implantado em São João do Piauí que está inserido no Vale do Parnaíba, graças ao projeto de irrigação Marrecas, desenvolvido desde 2002 pela Codevasf. “Neste sentido, a Codevasf é quem acumula na área pública a mais bem sucedida experiência na área da agricultura irrigada”, ressaltou Wellington.

Para o superintendente da Codevasf em Petrolina, Luis Frota a experiência precursora dos perímetros irrigados pernambucanos destaca-se pela atração de investimentos, produção e exportação das riquezas e a transformação social de uma região castigada pela seca e pelos baixos índices de desenvolvimento humanos (IDHs). “Essa interiorização do desenvolvimento foi muito importante para consolidação da fruticultura irrigada aqui na região”, informa o
superintendente. 

Ainda de acordo com Frota, a superintendência da Codevasf em Petrolina sempre manterá o intercâmbio com a sua congênere em Teresina para que o Projeto de irrigação Marrecas consolide ainda mais seus índices de produtividade da uva de mesa. “Todo o conhecimento da Codevasf vai ser aplicado para implantação e desenvolvimento desse novo pólo de fruticultura irrigada que está se iniciando; toda nossa história e as nossas experiências vão ser utilizadas nesse processo”,
garantiu Frota, enfatizando o forte potencial hídrico daquela região abastecido por poços jorrantes e grandes rios, como o Parnaíba.

FESTIVAL - A primeira edição do Festival da Uva de São João do Piauí acontece entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. A uva produzida no município piauiense é cultivada no projeto de irrigação Marrecas que possui uma área total de aproximadamente 10.500 hectares, dos quais 1000 foram destinados para a agricultura irrigada sob coordenação da Superintendência Regional da Codevasf em Teresina. O abastecimento de água no Marrecas é feito através de um poço jorrante, além disso, o projeto está situado próximo ao Rio Piauí, um dos principais afluentes do Rio Parnaíba e da jusante da Barragem Jenipapo que armazena 240 milhões de metros cúbicos de água. Ao todo cerca de 250 famílias estão assentadas nas comunidades de Marrecas, Capim Grosso e Lisboa.


atualizado em 22/01/2009 08:51