Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia
conteúdo

Notícias

Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia

O superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na Bahia, Marcelino Galo, esteve no início do mês em municípios do Território do Velho Chico, conhecendo e avaliando ações de pesca e aquicultura da região.
publicado: 12/01/2010 11h02, última modificação: 01/11/2022 14h12

O superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na Bahia, Marcelino Galo, esteve no início do mês em municípios do Território do Velho Chico, conhecendo e avaliando ações de pesca e aquicultura da região. Marcelino Galo visitou os municípios baianos Sítio do Mato, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama, Serra do Ramalho, Paratinga, Muquem do São Francisco, Barra e Xique-Xique, onde realizou reuniões com pescadores e suas representações locais.

Durante visita a Bom Jesus da Lapa, o superintendente conheceu o projeto de piscicultura na Lagoa das Piranhas, que foi implantado pela Codevasf em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Fundação Banco do Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem como beneficiada a Associação Comunitária Quilombola Lagoa das Piranhas. Na ocasião, ele se reuniu com os envolvidos no projeto, ouvindo suas opiniões e demandas para formação de novas parcerias visando à ampliação do projeto, à conclusão do processo de licenciamento em andamento, às melhorias de estradas, entre outros.

Ainda no mesmo dia, Marcelino Galo realizou reunião de trabalho da qual participaram o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Ceraíma, Flávio Mizael, o vice prefeito de Bom Jesus da Lapa, Hildebrando Ferreira, a articuladora da pesca do Território do Velho Chico, Maria Bernadete Lopes e o representante da Bahia pesca na região, Edson Ribeiro. O superintendente do MPA na Bahia disse que sua visita “visa consolidar o recém-criado Ministério da Pesca e Aquicultura e sua participação como parceiro nos projetos regionais”. Ele elogiou as ações que vem sendo desenvolvidas na região e frisou especificamente o projeto da Lagoa das Piranhas onde “efetivamente está ocorrendo o processo de geração de trabalho e renda”.

Algumas atividades imediatas foram definidas nessa reunião: a realização de dois cursos de beneficiamento de pescado pela Codevasf; a realização de seminários regionais em Bom Jesus da Lapa e Carinhanha; a elaboração de projeto com demandas do Projeto da Lagoa das Piranhas, principalmente capacitações, estruturação de estradas e aquisição de veículo para escoar a produção, entre outras. A finalidade é buscar novas parcerias para atendimento dessas demandas e a formação de Grupo Gestor do Projeto da Lagoa das Piranhas.