Document Actions
Revitalização com jovens do Projeto Amanhã

Revitalização com jovens do Projeto Amanhã

Formar uma consciência produtiva ao mesmo tempo ambientalista nos jovens do Baixo São Francisco. Este é o objetivo da Codevasf ao capacitar e engajar cerca de 50 jovens do Projeto Amanhã em atividades produtivas como a piscicultura, produção de ervas medicinais, apicultura, artesanato, ecoturismo e produção de mudas. Os esforços têm continuidade com a realização de um curso de produção de mudas florestais nativas e de coleta e beneficiamento de sementes, no município de Canindé do São Francisco, de 3 a 7 de agosto, com a participação de 20 jovens dos municípios de Porto da Folha, Neópolis, Pirambu, Japaratuba e Canindé do São Francisco.

O curso, que faz parte das ações que a empresa desenvolve a favor da revitalização do rio São Francisco, será ministrado pela Chesf e Instituto Xingó e é o primeiro passo para estruturação da Rede de Sementes Florestais do Baixo São Francisco, cuja formatação foi iniciada em 2005 pela Codevasf – Sergipe. A Codevasf tem como meta, até 2007, produzir mais de 200 mil mudas nativas e reflorestar 200 hectares de matas ciliares em todo Baixo São Francisco.

Segundo o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, coordenador da ação na Codevasf – Sergipe,uma das maiores carências em toda bacia do rio São Francisco é a produção de mudas nativas, "para a disponibilidade de mudas é essencial um processo de beneficiamento de sementes. Com a capacitação do grupo de jovens que será especializado nisso, esperamos superar esse déficit e iniciar uma nova atividade na região: a produção de mudas com qualidade”.

atualizado em 21/08/2006 10:23