Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > CURSO EM PETROLINA HABILITA AGRÔNOMOS PARA EMITIR CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE FRUTAS
conteúdo

Notícias

CURSO EM PETROLINA HABILITA AGRÔNOMOS PARA EMITIR CERTIFICADO FITOSSANITÁRIO DE FRUTAS

publicado: 29/09/2004 14h30, última modificação: 01/11/2022 14h00

Da redação do Nordeste Rural

Por Michele Garziera

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas. Apesar desta boa posição o nosso país ocupa o vigésimo lugar no ranking mundial de exportações. A mosca da fruta é uma das doenças que prejudica o desenvolvimento do mercado externo.

Para melhorar este quadro está acontecendo em Petrolina o sexto Curso de Certificação Fitossanitária de Origem, uma parceria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco e o Ministério da Agricultura.

 A certificação de origem garante a qualidade dos frutos exportados. Com este certificado é possível aumentar o volume das exportações e conquistar mercados mais exigentes. Uma das principais intenções do curso é habilitar profissionais da área na região que possam emitir o certificado.

Um dos mercados compradores de frutas mais exigentes, o Japão, já foi conquistado pelos exportadores de manga do Vale do São Francisco. As primeiras caixas da fruta devem sair daqui em outubro, mas os números das exportações da região ainda podem crescer.