Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > CODEVASF PROMOVE OFICINA DE TURISMO SUSTENTÁVEL
conteúdo

Notícias

CODEVASF PROMOVE OFICINA DE TURISMO SUSTENTÁVEL

publicado: 06/09/2004 17h20, última modificação: 01/11/2022 14h00 expirado

                                          

Definir uma diretriz para o programa nacional de ecoturismo com foco na revitalização do rio São Francisco e levantar ações em andamento: esses são os principais objetivos da I Oficina Institucional de Turismo Sustentável do Baixo São Francisco, promovida pela Codevasf(SE). A oficina ocorrerá nos próximos dias 9 e 10 de setembro, na Universidade Tiradentes.

O evento, que conta com a participação de quatro ministérios - do Meio Ambiente, do Turismo, da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário - também tem a participação das Secretarias de Turismo de Sergipe e Alagoas, além de ONGs e do trade turístico dos dois Estados. Em Sergipe, a oficina articula órgãos como o Sebrae, Sectur, Instituto Xingó, Universidade Tiradentes, CEFET/SE, Universidade Federal de Sergipe, Banco do Nordeste e Chesf, cujos representantes compõem o grupo técnico que vem participando da elaboração do Programa de Turismo Sustentável com Foco na Revitalização do rio São Francisco, idealizado pela Codevasf.

A Oficina prevê apresentações do Programa Nacional de Ecoturismo (MMA), do Programa Roteiros do Brasil (Mtur), do Programa Nacional de Turismo Rural em Agricultura Familiar (MDA), Projeto Onda Azul (MMA), Prodetur (Mtur), Plano de Turismo do Estado de Sergipe (Sectur/SE), Programa de Turismo Sustentável do Baixo São Francisco (Codevasf/SE) e Plano Turístico do Estado de Alagoas (Sectur/AL). As ações apresentadas serão analisadas por grupos de trabalho temáticos – capacitação e participação social; articulação e planejamento; ordenamento, normatização, monitoramento e controle; infra-estrutura; e produtos e marketing.

Para o engenheiro Florestal Ronaldo Fernandes, coordenador do Programa de Turismo Sustentável da Codevasf (SE), os primeiros passos já foram dados, com a participação dos principais atores sociais envolvidos na atividade de promoção do desenvolvimento sustentável daquela região, sendo necessário, agora, otimizar os esforços e elaborar um plano de ação objetivo e consistente.

Apoiando os arranjos produtivos locais de apicultura, caprinocultura, piscicultura, avicultura caipira e artesanato, o Superintendente Regional da CODEVASF (SE), Paulo Viana, acredita que o programa vai desenvolver a cadeia produtiva dos demais segmentos da economia rural, através da capacitação dos produtores e da melhoria de seus produtos, que serão consumidos e divulgados na própria região, com o incremento do turismo rural e do ecoturismo, dentre outras modalidades possíveis. “Esses segmentos podem ser grandes potencializadores para geração de emprego e melhoria de renda das comunidades do Baixo São Francisco e por esta razão temos insistido no apoio e na busca de parcerias institucionais”, destaca Viana. Uma reunião preliminar de orientação para o Grupo de Trabalho envolvido na elaboração do Programa de Turismo Sustentável do Baixo São Francisco será realizada no auditório da CODEVASF, na véspera da Oficina, no dia 8, quarta-feira, das 14h30 às 16h30.