Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > PROJETO AMANHÃ É REFORMULADO
conteúdo

Notícias

PROJETO AMANHÃ É REFORMULADO

publicado: 06/08/2004 11h00, última modificação: 01/11/2022 14h01

espelhodagua

O Projeto Amanhã, ação de responsabilidade social da CODEVASF e pioneiro no trabalho com jovens rurais, encontra-se em fase de reformulação de suas Diretrizes Operacionais visando adequá-las às novas orientações da Empresa. Essa adequação busca maior qualidade na capacitação dos jovens rurais dos vales do São Francisco e do Parnaíba, mediante formulação de novas parcerias, bem como redirecionar as atividades do Projeto para que sejam inseridas nos Arranjos Produtivos Locais (APL’s), priorizando as áreas de apicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e fruticultura.

O responsável pela supervisão do Projeto Amanhã, Paulo Roberto Mourão, está realizando visitas técnicas às Superintendências Regionais, apoiado pelos coordenadores regionais. A finalidade é conhecer as localidades onde estão sendo desenvolvidas as atividades de capacitação, bem como esclarecer e orientar para as adequações do programa, respeitando as características de cada região.

 O Projeto Amanhã atende um público com idade entre 14 e 26 anos, matriculados em escolas do ensino regular ou supletivo e seu diferencial em relação aos demais programas com jovens é o trabalho na linha preventiva. Sua finalidade é fomentar, por intermédio de parcerias públicas e privadas, a organização e capacitação dos jovens rurais nos vales, em atividades para as quais estejam vocacionados, preparando-os para atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais e no primeiro emprego, em consonância com os programas sociais prioritários do governo federal.

Desde sua implantação, há onze anos, mais de 12 mil jovens foram capacitados em diversos cursos com duração que variam de 30 a 348 horas e muitos desses encontram-se inseridos no mercado de trabalho, seja local, regional ou nacional. Os programas envolvem oficinas, cursos e discussões participativas de temas considerados importantes para a formação da sua cidadania, tais como, educação ambiental, prevenção contra drogas, controle de endemias, higiene, saúde e segurança. Outra atividade característica do Projeto Amanhã é o Programa Jovem Empreendedor, em que é permitido ao jovem capacitado a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento da capacidade gerencial, no que se refere a planejar, organizar e controlar, calcular custos, determinar preço de venda, comercializar, elaborar e implantar controles financeiros, dentro da cadeia produtiva. O Projeto Amanhã já consolidou sua “Marca” no decorrer desses 11 anos e tem contribuído de modo relevante para dar visibilidade às atividades finalísticas da empresa, permitindo a inclusão social da juventude rural, com oportunidades de qualificação profissional, empreendedorismo e ingresso no primeiro emprego como mão-de-obra capacitada.