Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > PORTAL VAI ATENDER AOS DEFICIENTES VISUAIS.
conteúdo

Notícias

PORTAL VAI ATENDER AOS DEFICIENTES VISUAIS.

publicado: 13/07/2004 14h30, última modificação: 01/11/2022 14h01

 O portal da CODEVASF será preparado para atender internautas deficientes visuais. Basta que o usuário instale um software especial em seu computador. O sistema funciona da seguinte maneira: Tudo que está na tela na tela é “ traduzido” em som,por intermédio de recursos de um sintetizador de voz.

 Vários softwares que fazem essa adaptação, um exemplo é o Virtual Vision , que tem uma versão em português. Esse software, lançado pela MicroPower®, permite ao deficiente visual utilizar o computador e recursos da plataforma Windows sem a ajuda de terceiros. 
O programa possui um sintetizador de voz, que lê textos e sites da internet, do Word, Planilhas, e-mails do Outlook, e todo conteúdo disponível na tela do PC. O Virtual Vision 5.0 utiliza o DeltaTalk, o melhor sintetizador de voz em português do mundo. Essa versão é compatível com Windows 2000 e XP.
No Brasil, existem cerca de 2,5 milhões de cegos e a maioria reclama da exclusão social que sofre. Programas como esse, permitem que o deficiente visual tenha chance de encontrar uma vaga no mercado de trabalho, tendo em vista que a maior parte das empresas utilizam tecnologia compatível.
As novidades do Site da Codevasf podem ser acessadas no endereço:codevasf.gov.br