Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > CODEVASF APRESENTA METODOLOGIA DE TRABALHO DO PLANAP
conteúdo

Notícias

CODEVASF APRESENTA METODOLOGIA DE TRABALHO DO PLANAP

publicado: 13/07/2004 11h00, última modificação: 01/11/2022 14h01

O secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Márcio Lacerda, conheceu a nova etapa do Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba (Planap), apresentada pela consultora do Planap, Rejane Tavares, e pelo coordenador do Plano na Codevasf, Ivan Dantas Mesquita. Apresentação PLANAP

O presidente da CODEVASF, Luiz Carlos Everton de Farias, participou da reunião, realizada no dia 8 deste mês, na sede da Empresa. O Planap está sendo elaborado  pela CODEVASF, conforme acordo de Cooperação Técnica entre o governo brasileiro e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com recursos financiados pelo Banco Mundial.

O coordenador Ivan Dantas apresentou o objetivo do Planap, que é promover o desenvolvimento integrado da Bacia do Parnaíba visando o crescimento da economia regional e melhoria da qualidade de vida. Também informou as parcerias que estão sendo firmadas e mostrou as áreas onde será implementado o projeto.

Rejane Tavares apresentou a metodologia do Plano. Segundo a consultora, será desenvolvido um plano de ação a curto prazo para melhorar o funcionamento de projetos de irrigação existentes na Bacia com infra-estrutura concluída e em condições de entrar em operação. Rejane explicou que  80% das barragens do Vale do Parnaíba não estão sendo usadas e há perímetros irrigados em processo de decadência. “Por isso, nas propostas, definimos  prioridades para atuar nessas infra-estruturas”, completou.

Como resultados esperados, a consultora apresentou a melhoria e o aproveitamento das infra-estruturas ociosas; elaboração de projetos prioritários e a identificação de alternativas de financiamento.