Portal do Governo Brasileiro
Document Actions
Produção de tomate no Vale do São Francisco supera expectativa nacional em 2004

Produção de tomate no Vale do São Francisco supera expectativa nacional em 2004

tomates do Vale do São Francisco Pernambuco - O povoado de Açude Saco, no município de Lagoa Grande, interior de Pernambuco, é um dos maiores produtores de tomate no Estado. Se no Brasil, a previsão é de uma safra 10% menor que a anterior, no Vale do São Francisco as plantações este ano estão surpreendendo. Diferente de 2003, quando boa parte dos plantios da região foi atingida por pragas como a popular mosca branca, hoje a média de produção está sendo de 70 mil quilos de tomates por hectare.

A produção de tomates da região abastece vários mercados do Nordeste e Sudeste do Brasil. Trabalho que gera, nesta época de colheita, mais de dois mil empregos.

A renda desta época ajuda muitas famílias a sobreviverem, como a da agricultora Maria Marques Guimarães, 69 anos, que consegue colher diariamente cerca de 40 caixas a R$ 0,30 cada uma. O agricultor Mizael Lopes de Alencar comemora. Segundo ele, este ano o clima ajudou o desenvolvimento da plantação. Além do clima seco, a irrigação correta também é responsável pelo sucesso da lavoura.

Para o secretário de Agricultura de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar, o sistema de gotejo ajuda no controle do plantio, economiza água e conserva o solo.

Do site nordesterural.com.br
atualizado em 13/10/2004 19:31