30/06/2018 08:00 - Ibama vistoria área do Canal Xingó para emitir a licença prévia do empreendimento

Uma comitiva de analistas do Ibama, acompanhada por analistas da Codevasf, realizou neste mês uma vistoria técnica para o licenciamento ambiental do Canal de uso múltiplo Xingó, localizado nos estados de Sergipe e da Bahia. O objetivo foi verificar na área de influência do empreendimento se a Codevasf atendeu às exigências do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). Agora, o Ibama fará um relatório técnico para subsidiar a emissão da Licença Prévia, que aprova a localização e a concepção do Canal Xingó.

29/06/2018 08:00 - Dia do Pescador: Codevasf realiza peixamentos e capacitações para incentivar atividade pesqueira

O apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) à atividade pesqueira contribui para geração de emprego e renda para centenas de famílias que tiram do rio o seu sustento. Dentre as ações, destacam-se os peixamentos que ajudam a manter os estoques pesqueiros ao longo do Velho Chico e as capacitações para pescadores, marisqueiras, catadores de caranguejo e piscicultores familiares, principalmente no vale do Parnaíba, no Piauí, onde o segmento tem grande potencial econômico. As ações são motivos de satisfação para os pescadores que comemoram em 29 de junho o Dia do Pescador.

25/06/2018 16:40 - Espaço Cultura Codevasf apresenta a exposição "Paisagens e Cores"

A exposição coletiva Paisagens e Cores poderá ser vista de 25 de junho a 6 de julho no Espaço Cultura Codevasf. Cerca de 40 telas, pintadas a óleo e acrílico, serão expostas pelos artistas Raimundo Antônio de Vasconcelos e Antônia Belarmino. As obras foram feitas em diversas técnicas e estilos de pintura, como impressionismo, figurativo, abstracionismo, arte pop, entre outras.

21/06/2018 17:05 - Cadeia produtiva da rizicultura discute mercado e comercialização de arroz no Baixo São Francisco alagoano

A conquista e ampliação de novos mercados para o arroz produzido nos municípios do Baixo São Francisco alagoano foi tema do seminário realizado nesta quinta-feira (21) na Casa de Aposentadoria em Penedo (AL). O evento reuniu representantes da cadeia produtiva do arroz, a exemplo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); dos rizicultores dos projetos públicos de irrigação do Boacica e do Itiúba, mantidos pela empresa no estado; da Embrapa; e do Sebrae. A Codevasf participou como mediadora do debate a partir da experiência de investimentos executados pela empresa há mais de 40 anos nos projetos públicos de irrigação em Alagoas.

19/06/2018 09:00 - Codevasf participa do 35º Congresso Mineiro de Municípios

As ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Norte de Minas serão destacadas no 35º Congresso Mineiro de Municípios, que começa nesta terça-feira (19), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A apresentação será feita pelo superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues. O evento é promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e vai até quarta-feira (20).

18/06/2018 10:20 - Projeto da Codevasf incentiva comercialização de tilápia no Piauí

Com o objetivo de ampliar a comercialização do pescado no estado do Piauí, sobretudo a tilápia, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) desenvolve o projeto “Venda de Peixe Vivo em Feira Livre”. Entre as estratégias para aproximar o consumidor do produto final, estão capacitações voltadas aos piscicultores, como a que será realizada nesta terça (19), na comunidade Moreira, zona rural do município de Dom Inocêncio (PI).

15/06/2018 11:30 - Atuação da Codevasf no setor da cajucultura é destaque em evento em Fortaleza

Cerca de R$ 19 milhões já foram investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no fortalecimento da cajucultura no Piauí nos últimos dez anos. A informação foi destacada pelo gerente de Revitalização da Codevasf no Piauí, Ocelo Rocha, no 1º Seminário da Cajucultura do Nordeste, realizado nesta semana na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), em Fortaleza.

15/06/2018 08:05 - Expedições da Codevasf percorrem as bacias do Mearim e do Itapecuru no MA

A Codevasf realizou uma série de expedições a regiões estratégicas das bacias hidrográficas dos rios Mearim e Itapecuru, no Maranhão. O objetivo foi coletar dados primários das principais nascentes e fontes de recargas hídricas dos rios mais importantes para a elaboração dos Planos Nascentes Mearim e Itapecuru. No total, foram percorridos mais de 20 mil quilômetros em 45 dias de pesquisas de campo, distribuídos em cinco expedições ao longo dos últimos meses. A equipe foi composta por técnicos da sede da empresa, em Brasília, e da 8ª Superintendência Regional, sediada em São Luís.

14/06/2018 13:00 - Ações da Codevasf no Piauí são apresentadas em seminário no Pará

“Agricultura familiar: ações exitosas no vale do Parnaíba”. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, Romualdo Ramos, durante a FETEC - 1ª Feira Técnico Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Marabá Rural, que acontece até esta quinta-feira (14), em Marabá (PA). O objetivo do evento é favorecer a troca de conhecimentos e estimular a criação de estratégias para transformação e desenvolvimento da agricultura familiar.

13/06/2018 16:00 - Pesquisadores internacionais visitam projetos de irrigação da Codevasf no semiárido baiano

Uma comitiva formada por integrantes do Centro de Desenvolvimento e Meio Ambiente (CDE), da Universidade de Bern, na Suíça, visitou dois projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município de Juazeiro – região Norte da Bahia. Um dos objetivos dos pesquisadores é estabelecer um canal de comunicação entre a universidade e a Codevasf, para aprofundamento de estudos sobre a produção agrícola de frutas no semiárido, principalmente no eixo Juazeiro (BA) – Petrolina (PE).

12/06/2018 10:00 - Codevasf realiza peixamento em Gararu (SE) para campanha em defesa do rio São Francisco

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou um peixamento no município sergipano de Gararu para atender uma demanda do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. No total, foram inseridos 10 mil alevinos de espécies nativas no leito do Velho Chico no último sábado (9). A ação integrou a programação do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico e foi uma das atividades realizadas na semana passada pela Codevasf em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

07/06/2018 11:00 - Investimento da Codevasf na barragem Bico da Pedra beneficia produtores no Norte de Minas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Distrito de Irrigação Gorutuba (DIG) assinaram um Termo Aditivo ao Contrato de Cessão para ações de custeio da administração, operação e manutenção da barragem Bico da Pedra e das demais obras de infraestrutura de uso comum do Projeto Público de Irrigação Gorutuba, localizado no município de Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. O aporte financeiro por parte da Codevasf é de R$ 438 mil.

06/06/2018 16:50 - Codevasf insere 40 mil alevinos na orla do rio São Francisco em Petrolina (PE)

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, a Codevasf promoveu, nesta quarta (6), um peixamento simbólico na Orla de Petrolina (PE), com inserção de 40 mil alevinos. O evento, parte da programação da VI Semana do Meio Ambiente promovida pela 3ª Superintendência Regional, foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina e contou com a presença de estudantes das escolas municipais Maria Soledade Alves e Eduardo Campos.

05/06/2018 12:00 - Dia Mundial do Meio Ambiente: ações da Codevasf promovem proteção e revitalização de recursos hídricos

As ações de preservação e revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba são os principais focos da atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área ambiental. Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), ao longo dos próximos dias, a empresa irá apoiar e promover ações para conscientizar a população sobre a importância da conservação da natureza, principalmente os recursos hídricos.

04/06/2018 11:15 - Peixamentos reforçam estoque de pescado no Médio São Francisco Baiano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura localizado em Xique-Xique (2ª/CIX), até o momento, realizou cinco peixamentos no primeiro semestre do ano, beneficiando comunidades dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Xique-Xique, com o incremento de mais de 130 mil alevinos de espécies nativas em lagoas marginais do Médio São Francisco baiano.