A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 3ª Superintendência Regional, inicia, na próxima semana, a convocação dos vencedores do Edital 35/2017, que trata da seleção para ocupação de 299 unidades parcelares familiares no Projeto de Irrigação Pontal, localizado em Petrolina (PE), visando à implantação de empreendimentos agrícolas, agropecuários e agroindustriais. Os vencedores deverão efetuar a escolha do lote, por ordem de classificação e de acordo com os termos do edital.
Um grupo de produtores do projeto público de irrigação Mirorós, localizado entre os municípios baianos de Gentio do Ouro e Ibipeba na região do Médio São Francisco, visita o polo Petrolina(PE)/Juazeiro (BA) para conhecer de perto as tecnologias de irrigação, as novas culturas implantadas e os exemplos de gestões eficientes nas áreas irrigadas da região mantidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-32, sediada em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, recebeu 40 freezers, com capacidade para 510 litros, e dois reservatórios de água, com capacidade para 10 mil litros. A ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai facilitar e fortalecer as atividades da colônia. As melhores condições para o armazenamento dos produtos também beneficiarão o público consumidor.
A Codevasf participou, em Salvador (BA), do Encontro Regional “Brasil que cuida de suas águas: construindo as bases pra o programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas” - Região Hidrográfica do Nordeste. No evento, o assessor da Presidência, Athadeu Ferreira, representou o presidente da Companhia, Avelino Neiva.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza trabalho de recuperação de 320 quilômetros de estradas vicinais em Sergipe. As ações contemplam diversos povoados nos municípios de Capela, Japaratuba e Carira. O investimento é de R$ 1,9 milhão.
O ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, e o presidente da Codevasf, Avelino Neiva, anunciaram uma série de investimentos na região pernambucana do Vale do São Francisco durante agenda de trabalho em Petrolina (PE) na segunda-feira (3). Os recursos do governo federal ultrapassam R$ 25 milhões. O destaque da agenda foi a autorização para ocupação de lotes familiares e empresariais no projeto Pontal – que será chamado Projeto de Irrigação Deputado Osvaldo Coelho.
A conquista de novos mercados e a diversificação de culturas agrícolas ainda são desafios para a fruticultura.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove, de 7 a 9 de dezembro, o 17º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais. O evento será realizado na sede da 4ª Superintendência Regional da Codevasf, em Aracaju (SE), com a participação de mais de 100 artesãos e produtores familiares de vários municípios do estado de Sergipe.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou da 10ª edição da Fruit Attraction – Feira Internacional de Frutas e Verduras organizada pela Instituição de Feiras de Madrid (IFEMA). O evento reuniu 1,8 mil empresas e mais de 76 mil profissionais do setor de frutas de 115 países. Entre os participantes estavam produtores, importadores, exportadores, atacadistas e varejistas. O evento foi realizado em Madri, na Espanha.
O trecho do rio São Francisco que marca a divisa entre os municípios de Luz e Lagoa da Prata (MG) recebeu, na tarde desta quinta-feira (29), 20 mil alevinos da espécie curimatã pacu. A ação foi promovida pela Codevasf, por intermédio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias.
A Codevasf está elencada entre as 22 estatais que foram classificados com o selo de governança Nível 2 da Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais (Sest), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Foi aberto hoje (28) em Parnaíba (PI), o VI Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí. O encontro contou com 260 inscritos e foi realizado pela 7ª Superintendência Regional da Codevasf no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo é promover a integração e a troca de conhecimento entre os participantes.
Discutir os fatores que afetam a produção de manga em projetos de irrigação e a sua cadeia produtiva foi o objetivo do III MangaTec, realizado no Distrito de Irrigação de Maniçoba, a 40 quilômetros do centro de Juazeiro, no norte baiano. O evento teve a participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), representada pelo superintendente regional Elmo Nascimento e por um grupo de técnicos da Gerência Regional de Irrigação.
A partir desta terça-feira (27), o Espaço Cultura Codevasf recebe a exposição “Amostra Citopatológica”, da artista Luana Guimarães e do fotógrafo David Marlon. Serão expostas cerca de 20 fotografias que mostram a vida por meio da anatomia humana. Os retratos estarão em exibição até 7 de dezembro, na sede da empresa, em Brasília.
Cerca de 120 mil peixes de espécies nativas da bacia do rio São Francisco tiveram a sobrevivência assegurada na região do Médio São Francisco baiano graças às operações de resgate em lagoas marginais e soltura em áreas mais preservadas. A Codevasf, por meio da 2ª Superintendência Regional, em Bom Jesus da Lapa, e do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, participa da ação que envolve outras instituições, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Xique-Xique, o Ibama e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).