21/03/2017 09:00 - Codevasf fortalece agricultura familiar orgânica no Baixo São Francisco sergipano

A produção orgânica de alimentos está ganhando reforço no Baixo São Francisco Sergipano. Neste mês de março, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) contemplou oito famílias sergipanas dos municípios de Neópolis e Telha com kits de irrigação, sendo que cinco famílias já receberam seus equipamentos. Os três últimos kits serão implantados na próxima terça-feira (28). A ação conta com a parceria das prefeituras de Neópolis e Telha.

21/03/2017 08:00 - Municípios do sertão de Alagoas definem com Codevasf aplicação dos recursos de emendas ao OGU

O enfrentamento da crise hídrica e a melhoria da infraestrutura no sertão de Alagoas serão alvo de investimentos de aproximadamente R$ 2,4 milhões que serão executados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os recursos têm origem no Orçamento Geral da União (OGU), por indicação de emenda parlamentar.

21/03/2017 08:00 - "Pegada hídrica" é o tema da palestra da Codevasf para marcar Dia Mundial da Água em Bom Jesus da Lapa

A pegada hídrica – um indicador do uso da água na cadeia produtiva, incluindo produtor e consumidor – será o tema de palestra realizada no auditório da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Bom Jesus da Lapa, na quarta-feira (22), para celebrar o Dia Mundial da Água.

20/03/2017 12:40 - Dia Mundial da Água: Codevasf e parceiros realizam programação para sensibilizar população sobre uso racional

Visita a nascentes do São Francisco, plantio e distribuição de mudas nativas, peixamento e passeio educativo pelo rio em barco-escola integram em Alagoas a programação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e do São Francisco (Codevasf), junto com diversos parceiros, para marcar o Dia Mundial da Água, 22 de março – data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 durante a Eco 92, no Rio de Janeiro. O destaque da programação será um peixamento realizado na sexta-feira (24), que irá repovoar as águas do rio São Francisco com milhares de pirá, peixe símbolo da bacia hidrográfica e praticamente extinto na região do Baixo São Francisco.

20/03/2017 09:00 - Descontos em dívidas vão beneficiar 2,3 mil agricultores do Médio São Francisco baiano, estima Codevasf

Cerca de 2,3 mil agricultores dos projetos públicos de irrigação geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na região do Médio São Francisco baiano terão a chance de quitar integralmente suas dívidas com titulação de lote e tarifa de água (conhecida como K1), se beneficiando dos descontos oferecidos na medida do Ministério da Integração Nacional (MI) sancionada pela Presidência da República.

17/03/2017 10:40 - Codevasf celebra Dia Mundial da Água com ações ambientais em Sergipe

Dia de campo, plantio e doação de mudas e peixamento. Essas são algumas das atividades de educação e conservação ambiental que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai promover em Sergipe para celebrar o Dia Mundial da Água.

17/03/2017 08:30 - Codevasf investe R$ 12 milhões para assegurar água para irrigação e consumo no projeto Jaíba (MG)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) firmou nesta semana, em Brasília, contrato com a empresa que será responsável por implantar um sistema de bombeamento flutuante na área em que ocorre a captação de água para o projeto público de irrigação Jaíba, em Minas Gerais.

16/03/2017 10:25 - Codevasf estrutura novas comunidades rurais do Norte baiano para convivência com seca prolongada

Produtores de mais três comunidades rurais de Campo Formoso, no Norte baiano, ganham melhores condições para produzir em suas lavouras e assim superar os efeitos da estiagem prolongada que afeta o semiárido baiano. Eles foram estruturados nesta semana pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba por meio de sua 6a Superintendência Regional, sediada em Juazeiro, com um conjunto de equipamentos formado por trator, carreta tanque, carreta agrícola, grade niveladora, sulcador leve e roçadeira hidráulica, além de uma retroescavadeira.

15/03/2017 16:50 - Convênios entre União e municípios são tema de palestra da Codevasf no Congresso das Cidades

As novas normas para transferências de recursos da União mediante convênios e contratos será o tema da palestra que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promove nesta quarta-feira (15), no último dia do 1º Congresso das Cidades do Piauí. Durante os três dias do evento, gestores municipais tiveram acesso a essa e outras informações referentes à atuação da empresa no estande institucional montado no local.

15/03/2017 11:00 - Codevasf realiza peixamento com 10 mil alevinos em municípios mineiros

Na quinta-feira (16), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza mais um peixamento na porção mineira da Bacia do São Francisco, trecho dos municípios de Pompeú e Martinho Campus. No total, serão soltos cerca de dez mil alevinos da espécie curimatã pacu. Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (1ª/CIT), unidade técnico-científica da Companhia. Trata-se de mais uma ação de repovoamento no âmbito da revitalização do Velho Chico, e faz parte das ações que serão promovidas pela Codevasf em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março).

14/03/2017 12:00 - Codevasf e irrigantes selam parceria no semiárido baiano para quitação de dívidas com lotes e tarifa de água

Uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) - por meio de sua 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro –, e os Distritos de Irrigação, entidades que representam os projetos públicos irrigados, vai azeitar a mobilização no Submédio São Francisco baiano para que agricultores dos perímetros Tourão, Mandacaru, Maniçoba, Curaçá e Salitre quitem suas dívidas pendentes com a titulação de seus lotes e a tarifa de água, conhecida como K1.

14/03/2017 11:00 - No semiárido pernambucano, pelo menos 1 mil irrigantes devem se beneficiar de descontos para quitar débitos

São 20 agricultores irrigantes atendidos por dia, todos obtendo um desconto que chega, em média, a 87% para colocar um fim a suas dívidas com titulação de lotes e com tarifa de água (conhecida como tarifa K1). O balanço é da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Petrolina, que prevê que pelo menos 1 mil produtores dos seus projetos públicos de irrigação situados no semiárido pernambucano se beneficiarão com a lei 13.340 sancionada, pelo presidente Michel Temer.

13/03/2017 15:30 - Emendas parlamentares são discutidas em seminário promovido pela Codevasf no Maranhão

Mais de 110 prefeitos de municípios maranhenses estiveram reunidos nesta segunda-feira (13), no seminário “A Codevasf e os Municípios”, evento promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. O objetivo foi esclarecer sobre a destinação de emendas parlamentares e as ações de investimento no estado. O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, contou com a participação da presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, do diretor da área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura (AD), Marco Aurélio Ayres Diniz, de técnicos e assessores da Companhia, além de senadores, deputados federais e estaduais.

13/03/2017 15:00 - Codevasf estrutura mais de 14 mil famílias do semiárido mineiro somente este ano

Mais de 14 mil famílias de trabalhadores rurais de 18 municípios do semiárido de Minas Gerais, região do Alto São Francisco, foram estruturadas nos dois primeiros meses deste ano para melhor poderem conviver com os efeitos da seca prolongada.

13/03/2017 14:15 - Codevasf beneficia comunidade rural do entorno do Distrito Federal

Jovens da comunidade rural “Café sem Troco”, que faz parte da região administrativa do Paranoá (DF), receberam, na última semana, mais de mil e novecentos donativos arrecadados durante a campanha da Codevasf realizada por meio da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas/Gerência de Desenvolvimento Territorial/Projeto Amanhã, no segundo semestre de 2016.