Document Actions
Ajuda Pesquisa

PESQUISA FÁCIL:

É a mais simples pesquisa do Sistema, não necessita o uso de operadores lógicos ou booleanos.  O usuário poderá digitar qualquer termo em qualquer um dos campos especificados (Autor, Título, Assunto ou Palavra Chave), pressionar o botão "pesquisar" ou a tecla "Enter". Sistema fará a busca em todos os campos de todos os documentos.

O sistema de pesquisa será acionado e os documentos encontrados serão exibidos logo em seguida. Pode-se preencher mais de um campo, ou digitar mais de um termo em cada campo, desde que estejam de acordo com o que se deseja encontrar. Caso a pesquisa não gere resultados o usuário receberá um mensagem de "Nenhum documento encontrado", ele poderá efetuar uma nova pesquisa até que encontre o que está buscando. Podendo utilizar, ainda os mesmos recursos da pesquisa livre.

Exemplo:

Digitar "Machado de Assis" no campo autor. Caso tivesse sido informado apenas parte do nome, como Machado ou Assis, todos os documentos com autores Machado ou Assis, não necessariamente, Machado de Assis seriam recuperados.

Vantagem: simplicidade no procedimento 

Desvantagem: maior coeficiente resposta/menor coefiente de precisão

PESQUISA ESTRUTURADA:

Permite o uso dos operadores e seleciona os campos bibliográficos onde o usuário deseja encontrar o(s) termo(s) indicados. Há uma lista das "Expressões de Pesquisa" que podem ser utilizadas, possibilitando que o usuário faça a escolha do termo e do campo onde deseja que o termo seja encontrado. Deve ser indicado também o operador que fará a conexão desejada entre os termos. Finalmente, deverá ser pressionado o botão "Pesquisar" ou a tecla "Enter".

Neste tipo de pesquisa o usuário poderá informar até cinco termos diferentes, digitando um em cada campo pois, nessa tela o sistema não pesquisa dois termos em um único campo. No caso de cabeçalhos compostos os termos devem ser desmembrados. Caso o usuário não selecione um campo bibliográfico a Pesquisa Estruturada irá adotar os valores default: Todos, para os campos bibliográficos, opção que permite que o termo informado seja consultado em todos os campos existentes e o operador OU que faz a união dos termos informados. Se nenhum documento atender a expressão de pesquisa informada, será enviada para o usuário a mensagem de nenhum termo encontrado.

Vantagem: maior coeficiente de precisão nas respostas obtidas

Desvantagem: maior complexidade na elaboração da pesquisa

PESQUISA LIVRE:

Para usar este tipo de pesquisa o usuário precisa estar familiarizado com os campos bibliográficos, descritos no item "Limitadores de Campos", com os operadores e caracteres especiais.

É a pesquisa indicada quando se deseja uma filtragem máxima, pois permite a utilização de todos os operadores, limitadores de campos e caracteres especiais, que serão explicados mais adiante. Para começar, informe no campo "Expressão de pesquisa" os termos, limitadores de campos e operadores corretamente, de acordo com o que desejar recuperar. Os termos e operadores devem ser digitados normalmente, entretanto para informar um limitador de campo é preciso que este apareça logo após o termo, de forma abreviada, entre pontos e sem espaço.

Exemplos.: (ferreira.auto., economia.titu. 200.data., planta.inde.) A palavra em negrito representa o nome do campo: auto=autor, titu=título, etc..

Vantagem: maior coeficiente de precisão nas respostas obtidas

Desvantagens: maior complexidade na elaboração da pesquisa e menor coeficiente de recuperação (poucas respostas obtidas)

OBSERVAÇÃO:
O login e a senha do usuário são necessários para se fazer uma "Reserva". Para a sua utilização é necessário ser um usuário cadastrado na Biblioteca, conforme estabelecido nas normas de empréstimo. Procure a biblioteca e obtenha maiores informações sobre como se cadastrar.

atualizado em 05/05/2006 10:43