Document Actions
Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Gorutuba


O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Gorutuba (1ª/CIG), localizado no município de Nova Porteirinha-MG é resultado da revitalização da Estação de Piscicultura de Gorutuba criada, em 1984, para: dar apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Piscicultura por meio da oferta de assistência técnica e capacitação dos pescadores e produtores ribeirinhos para a gestão de projetos de piscicultura; promover a propagação artificial de espécies nativas e exóticas, as primeiras de valor ecológico para recomposição da ictiofauna, por meio de peixamentos em rios e reservatórios, e as exóticas de valor comercial para fomento à piscicultura.

Em 2009, esse Centro Integrados produziu cerca de 1,2 milhão de alevinos que foram destinados à recomposição da ictiofauna, piscicultura comercial e ao fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais de Aquicultura.

A estruturação do Arranjo Produtivo Local de Aquicultura no Norte de Minas Gerais contempla a instalação e operação de unidades de capacitação em piscicultura em tanques-rede, no rio São Francisco e em reservatórios públicos. Esta iniciativa beneficia centenas de pescadores artesanais e pequenos e médios produtores, gerando trabalho e renda em toda essa região. A Codevasf também está implantando, em parceria com as prefeituras de Manga e Morada Nova de Minas, unidades de beneficiamento de pescado, visando a tanto a capacitação de mão-de-obra em técnicas de processamento de pescado, como também o fortalecimento deste importante segmento da cadeia produtiva.

As unidades de capacitação em criação de peixes em tanques-rede, localizadas no rio São Francisco e nos reservatórios do Bico da Pedra e de Três Marias, vêm promovendo a capacitação de pescadores artesanais e de pequenos produtores ribeirinhos nos municípios de Espinosa, Janaúba, São João das Missões, Manga, Matias Cardoso e Morada Nova de Minas.



atualizado em 20/04/2010 15:02